Engler é relator do Orçamento do Estado para 2003


20/11/2002 18:49

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Roberto Engler (PSDB) foi designado pela 6.ª vez relator do Orçamento do Estado de São Paulo, o 2º maior do país, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa.

A proposta orçamentária enviada à Assembléia pelo governador Geraldo Alckmin é da ordem de R$ 54.448.432.678,00.Foram apresentadas pelos parlamentares 7.963 emendas, que deverão ser analisadas pelo relator. Segundo ele, "dentro da linha seguida pelo governo, a proposta orçamentária para 2003 se pauta pela austeridade e controle dos gastos públicos, cumprindo as determinações legais, tais como as previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal."

O controle dos gastos públicos vem possibilitando ao governo um perfeito equilíbrio das contas públicas estaduais, como se verifica por déficits praticamente zerados nos últimos anos, o que é uma proeza se comparado a cifras acima de 25% ao ano em governos passados. Engler enfatiza que os "números mostram a importância das áreas puramente sociais, educação, saúde e segurança, que juntas totalizam 18,4 bilhões e representam mais de 1/3 (33,9%) do total de despesas do Estado que é de R$ 54,4 bilhões".

A exemplo dos anos anteriores, as emendas denominadas pontuais - a grande maioria - não são acatadas.

O próximo passo da relatoria é reunir-se com as lideranças partidárias, visando buscar um amplo acordo com vistas à aprovação da peça orçamentária.O relator tem um prazo de até 30 dias para exarar o seu parecer sobre o projeto e as emendas. A partir daí, o projeto é incluído na Ordem do Dia, como item único para ser discutido por no mínimo 18 horas e, depois, votado em um único turno.

O Parlamento paulista não entra em recesso - cujo início é fixado pela Constituição Estadual em 15 de dezembro - sem ter votado o orçamento para o ano seguinte.

alesp