Lobbe Neto participa do Dia do Biomédico


25/11/2002 18:42

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Dia 20 de novembro foi um dia repleto de homenagens. O Dia do Biomédico, criado através de um projeto de lei de autoria do deputado Lobbe Neto (PSDB), foi comemorado na Assembléia Legislativa e no Conselho Regional de Biomedicina, após encerramento de um ciclo de palestras organizado pela Associação Paulista de Biomedicina. Biomédico de formação, Lobbe participou do evento onde recebeu honras dos membros das entidades e representantes da categoria.

No período da tarde, o deputado usou a tribuna do plenário Juscelino Kubitschek para fazer um discurso homenageando os biomédicos. Nele, o parlamentar ressaltou que "o dia de hoje tornou-se importante para uma gama cada vez maior de pessoas que optaram por seguir uma carreira profissional que muito me orgulha, e que tem, cada vez mais, orgulhado o Brasil."

Segundo ele, poucas pessoas sabem qual atividade um biomédico desempenha, e por isso, esclareceu: "Toda vez que alguém aqui faz um exame laboratorial, saiba que em algum momento foi assistido pela competência de um biomédico". Mas são muitas as possibilidades de atuação da categoria em áreas de imagem, acupuntura, patologia clínica, pesquisa, assessoria científica em indústrias, incuindo os departamentos comercial, de produção, controle de qualidade e vendas, e ainda em bancos de sangue, radiologia, informática e fisiologia.

Lobbe citou ainda, como exemplo do quanto este profissional é importante para a sociedade, o caso do menino Pedrinho, reconhecido através de uma exame de DNA. "Este profissional deu alento a essa mãe, que durante 16 anos conviveu com a ausência do filho e que num determinado momento teve a certeza de tê-lo resgatado: o momento em que leu o resultado incontestável, até em tribunais, de que Oswaldo era o seu Pedrinho", lembrou o deputado.

Para ele, ainda há muito o que fazer para legitimar a profissão de biomédico. "A biomedicina ainda precisa ser reconhecida em vários setores da sociedade, como as forças armadas, pois somos responsáveis por executar projetos pioneiros da ciência. O projeto genoma é o maior exemplo do quanto a biomedicina é hoje o grande aliado do homem nas conquistas científicas", finalizou Lobbe.

alesp