Prefeitos paulistas vão cobrar nova relação com o governo do Estado

Marcha dos Prefeitos Paulistas discutiu precatórios, saúde, educação, segurança e agricultura; propostas serão enviadas a todas as prefeituras na próxima semana e ao governador Geraldo Alckmin
31/08/2005 19:16

Compartilhar:


A I Marcha de Prefeitos Paulistas vai propor um novo posicionamento das administrações municipais com o governo do Estado e o Poder Judiciário. Promovida pela Frente Nacional de Prefeitos e pela Confederação Nacional dos Municípios, com apoio da Associação Brasileira de Municípios, o evento, realizado em São Paulo nesta terça-feira, 30/9, contou com palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, e presença de 68 prefeitos paulistas.

"Estamos retomando a questão municipalista em São Paulo, com respeito, sem fazermos oposição ao governador Geraldo Alckmin, para melhorar a relação dos municípios com o Estado, por meio de um clima de cooperação. A atual geração de prefeitos, que atuam sob a Lei de Responsabilidade Fiscal, precisa ser mais criativa do que aquela da época inflacionária. Agora, há a necessidade de buscar soluções em conjunto e, nesse sentido, iniciativas como a I Marcha dos Prefeitos Paulistas são de fundamental importância", disse o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), coordenador estadual da Frente Nacional de Prefeitos.

Em relação à educação, a intenção é que o Estado assuma as responsabilidades relacionadas ao transporte e à merenda escolar nas escolas estaduais, tarefa que hoje, em muitas cidades, é realizada pelas prefeituras. Na área da segurança pública, a expectativa é que as administrações municipais possam participar melhor das decisões que digam respeito ao combate à violência. Todas as propostas discutidas serão encaminhadas, até a próxima semana, às prefeituras paulistas e, posteriormente, ao governo do Estado e à Assembléia Legislativa de São Paulo.

Também estiveram presentes na I Marcha dos Prefeitos Paulistas o secretário de Agricultura, Duarte Nogueira, que representou o governador Geraldo Alckmin; o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia (PFL); o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Elias Tâmbara; e o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

alesp