Novo método pode aumentar a produção de álcool


17/11/2003 16:53

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Um grupo de políticos e empresários do setor sucroalcooleiro visitou a Usina Dedini, em Pirassununga (SP), para conhecer de perto o método Dedini Hidrólise Rápida (DRH ) de produção de álcool a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Implantado na década de 80, o processo é aprovado e financiado por agências governamentais brasileiras.

A Dedini desenvolveu, instalou e operou uma planta piloto completa e contínua para 100 litros de álcool por dia. Enquanto no processo tradicional produz-se 80 litros de álcool utilizando-se uma tonelada de cana, pelo DRH produz-se 148 litros de álcool utilizando-se a mesma tonelagem de cana.

Em novembro de 2002 foi aprovado um projeto conjunto Dedini/Coopersucar/Fapesp para implantar uma unidade semi-industrial de 5.000 litros de álcool por dia, que realizou a primeira hidrólise em 14 de junho de 2003 e a primeira operação contínua em outubro.

Durante o evento, o deputado Arnaldo Jardim, Coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, foi homenageado com uma placa

ajardim@al.sp.gov.br

alesp