Debate público vai discutir crédito estudantil estadual


23/05/2003 15:33

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

No próximo dia 29/5, um debate público sobre o Sistema de Crédito Estudantil, o Creduc Estadual, reunirá no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, a partir das 10 h, reitores e diretores de faculdades e universidades da capital e do interior, representantes de entidades estudantis, de centros e diretórios acadêmicos.

"Esperamos contar também com a participação de outras lideranças políticas e de representantes do governo estadual", diz o deputado José Caldini Crespo (PFL), 2o. secretário da Assembléia e organizador do encontro. Crespo é o autor do projeto que resultou na Lei 11.038/2002, complementadora das determinações constitucionais relativas ao Sistema de Crédito Estudantil.

O sistema depende da instituição de um fundo para financiar sua implantação. A Assembléia Legislativa chegou a aprovar proposta nesse sentido - o Projeto de Lei 37/2002, de autoria do próprio Crespo -, mas foi vetada pelo governador Geraldo Alckmin.

"O objetivo do debate é começar um movimento para reverter essa situação e viabilizar a implantação do sistema o mais rápido possível", afirma Crespo. Uma das propostas, segundo o deputado, é pressionar o governo para que elabore e encaminhe a proposta de instituição do fundo financeiro para viabilizar os primeiros anos de implantação do sistema.

A idéia de realizar um debate surgiu num encontro de Crespo com o presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Comunitárias (Abruc), Antonio Carlos Caruso Ronca, reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). "O professor Ronca mostrou-se bastante receptivo à idéia do crédito educativo estadual e engajou-se nesse movimento pela implantação do sistema de financiamento aos estudantes", comenta o parlamentar.

alesp