CPI das Seguradoras começa a convidar depoentes


12/12/2008 10:54

Compartilhar:


Presidida pelo deputado Said Mourad (PSC), a CPI das Operadoras de Seguros da Assembléia Legislativa de São Paulo formalizou a lista de convidados a prestar depoimentos para colaborar com a investigação das irregularidades cometidas pelas operadoras de seguros.

Serão convidados Rubens Sanches Proença, presidente do Instituto Brasileiro Contra Fraudes de Seguros; Ângelo Coelho, presidente do Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo (Sindifupi), e Evandro Zuliani, diretor de atendimento e orientação ao consumidor do Procon. Também serão enviados ofícios solicitando que a OAB-SP, o Ministério Público e a Fundação Procon nomeiem representantes para acompanhar a CPI em caráter permanente.

"O Instituto contra Fraudes de Seguros, o Procon e o Sindifupi têm muitos subsídios a fornecer à CPI, principalmente estatísticas do volume que reclamações dos segurados", avalia o deputado Said Mourad. Ele lembrou que, no início do ano, Rubens Proença foi vítima de atentado. Baleado no peito, Proença denunciou, na ocasião, ter sido vítima da "máfia das seguradoras".

"As irregularidades denunciadas no que diz respeito a seguros de veículos e seguro-saúde são muito preocupantes. Elas vão desde laudos maquiados para evitar pagamento de apólices de seguro de veículos até coação do segurado para a desistência do recebimento do seguro. As oficinas seriam forçadas a usar peças recondicionadas, alimentando o mercado de desmanches e carros roubados", afirma Said Mourad, que também pretende investigar por que há tanta dificuldade para as vítimas de atropelamentos receberem o valor do seguro obrigatório (DPVAT). "Na área dos planos de seguro-saúde, os problemas são muitos: alterações durante a vigência do seguro, extinção da apólice e falta de cumprimento contratual por parte das empresas, entre outros", finaliza Said Mourad.

O deputado também quer discutir uma proposta que ajude a agilizar os processos em tramitação na Justiça movidos por segurados que alegam ter sido lesados. "Acho importante estabelecer alguma forma de conciliação com as seguradoras, para atender aos cidadãos o mais rápido possível", diz.



saidmourad@al.sp.gov.br

alesp