Deputado vai a Brasília pedir intervenção do governo federal em São Paulo


20/10/2008 18:02

Compartilhar:


O deputado Olimpio Gomes estará em Brasília, nesta terça-feira, 21/10, para sugerir ao governo federal a intervenção no Estado de São Paulo em vista do artigo 34, inciso III, da Constituição Federal, que o presidente pode por fim ao grave comprometimento da ordem pública. O pedido se deve ao confronto ocorrido no último dia 16/10, nas imediações do Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi, na capital paulista, entre policiais civis e militares.

"As imagens veiculadas por diversos veículos da imprensa falam por si só. Elas mostram a que ponto chegou o confronto armado entre as polícias civil e militar, pela intransigência do governador José Serra. Ele se recusou a receber uma comissão de manifestantes no dia em que completava um mês da paralisação dos policiais civis. Nem mesmo buscou dialogar com o Comando de Greve da Polícia não permitindo também que seus secretários da Segurança Pública e de Gestão Pública o fizessem", afirmou Olimpio.

O incidente degradante, que envolveu cerca de três mil pessoas, entre policiais civis, militares da reserva e mulheres de militares da ativa, deixou mais de 20 pessoas feridas, entre elas um profissional da imprensa. O ato cívico-público contou ainda com a presença de policiais civis de mais quatro Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

"A manifestação pacífica pela Dignidade Policial transformou-se em praça de guerra, por volta das 16h do fatídico dia, quando uma comissão de manifestantes foi impedida de seguir em passeata até o Palácio do Governo", concluiu Olimpio.

Olimpio também vai pedir apoio aos senadores da República para suprimirem os artigos 5º e 6º do Projeto de Lei Federal 370-A, de 2007, do deputado Luiz Albuquerque Couto (PT/PB). Os artigos dispõem sobre o crime de extermínio de seres humanos e tornam crime federal o "bico de segurança" feito por servidores públicos, função esta já considerada infração administrativa.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp