Projeto de lei cria clínica pública para dependentes de álcool e drogas


11/11/2009 13:04

Compartilhar:


Em 22/06/2009 Ed Thomas (PSB) protocolou o Projeto de Lei nº 494, que autoriza o governo do Estado, em conjunto com os municípios sedes de regiões administrativas, a criar clínicas públicas para adultos dependentes de álcool e drogas. O projeto que tramita na Assembleia incumbirá, nos convênio que forem firmados, o Poder Executivo do Estado de São Paulo, através das secretarias competentes, de prover os recursos financeiros e meios materiais necessários para a criação, aparelhamento e custeio das clínicas.

Dados oficiais nos dão conta que o abuso ou a dependência de álcool e drogas representaram 33,2% das causas das mais de 250.000 internações no Brasil, no período entre janeiro a setembro de 2008 e estudos comprovam que uma considerável parte dos dependentes é passível de ser tratada no âmbito de sua comunidade, mediante o apoio da família e de especialistas no assunto.

Com base nessas informações e no precedente da Secretaria de Estado de Saúde que inaugurou, no final de março, a primeira clínica pública para adultos dependentes de álcool e drogas do Brasil, em São Bernardo do Campo, o parlamentar apresentou o PL 494/2009, sobre o tema.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp