Gondim luta pela criação do grupamento de bombeiros em Mogi das Cruzes


15/12/2000 15:26

Compartilhar:


O deputado estadual Luis Carlos Gondim (PV) está empenhando todos os esforços necessários para conseguir a criação do Grupamento de Bombeiros de Mogi das Cruzes.

Em reunião com o major José Ferreira dos Santos, do 17.º BPM/M, e o tenente Marcos Paulo, representando o Comandante do 3.º Subgrupamento de Bombeiros de Mogi, capitão Hamilton da Silva Coelho Filho, Gondim tomou conhecimento da situação da região.

O 3.º Subgrupamento de Bombeiros está subordinado ao 5.º Grupamento, com sede em Guarulhos. Isto representa um considerável gasto com combustível e deslocamento diário de pessoal para fazer o encaminhamento de papéis e documentos originários do 3º SGB.

De acordo com as estatísticas apresentadas pelo Corpo de Bombeiros ao parlamentar, de janeiro a outubro deste ano, o 3.º Subgrupamento de Mogi atendeu, no município, a 564 ocorrências de incêndio, realizou 3.655 resgates, 444 salvamentos e realizou 976 trabalhos de auxílio à comunidade. De todas essas ocorrências, resultaram 1.963 vítimas com ferimentos e 111 vítimas fatais.

"Só o município de Mogi das Cruzes já representa uma grande demanda para o 3.º Subgrupamento, que conta com 180 homens para atender também as outras cidades da região do Alto Tietê, totalizando uma população estimada em 1 milhão e 300 mil habitantes", avaliou o parlamentar. Gondim fez questão de salientar o excelente padrão de qualidade no serviço de resgate do 3.º Subgrupamento de Bombeiros, com sala de higienização e esterilização dos equipamentos utilizados em atendimentos às ocorrências de politraumatizados. Além disso, o quartel-sede do 3.º Subgrupamento é considerado modelo por suas instalações, equipamentos utilizados e serviços prestados.

"Portanto, temos todas as condições para tornar o 3.º SGB num Grupamento de Bombeiros, com autonomia e condições suficientes para prestar um serviço ainda melhor à população da região do Alto Tietê", defendeu o deputado.

Unidade de Resgate. Preocupado com o fato de que Mogi das Cruzes conta com apenas duas unidades de resgate do Corpo de Bombeiros para atender as mais variadas ocorrências com vítimas, o deputado Gondim enviou indicação ao governo do Estado solicitando o envio de mais uma unidade para o 3.º Subgrupamento de Bombeiros do município.

Ele lembra a unidade de resgate do Corpo de Bombeiros destina-se ao socorro às vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar e é dotada de equipamentos que permitem aos bombeiros prestarem socorros de suporte básico de vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação. "Graças ao excelente trabalho que presta à população, com qualidade, presteza, competência e respeito à dignidade humana, o Corpo de Bombeiros é agraciado com o maior índice de credibilidade e respeito junto à população quando comparado a outros serviços públicos e em vista disto, merece todo o suporte para continuar prestando os melhores serviços à população", elogiou o parlamentar.

Gondim também solicitou unidade de resgate para outros municípios da região, como Itaquaquecetuba e Suzano.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luis Carlos Gondim - 3886-6549/6552)

alesp