Conselho Regional de Biomedicina completa 10 anos e homenageia Lobbe Neto


13/06/2000 18:11

Compartilhar:


O Conselho Regional de Biomedicina comemorou 10 anos de existência numa cerimônia, realizada na última sexta-feira, 9/6, que homenageou o deputado Lobbe Neto (PMDB). Ele é o único profissional da área na Assembléia Legislativa, e contribuiu com conhecido empenho para a regulamentação da profissão. A comemoração contou com a presença de vários representantes do Conselho de São Paulo e outros Estados, juristas e foi conduzida pelo presidente da organização, Marco Antônio Abrahão.

Os 10 anos do Conselho merece ser comemorado, segundo o deputado Lobbe, "pois resume uma luta árdua de toda a categoria". Os biomédicos contavam com limites impostos por uma lei de 1979, que foram revogados depois de muito empenho dos profissionais. "Eu mesmo cheguei a ir à Brasília várias vezes para interceder pela revogação dos limites ao exercício das análises clínico laboratoriais", comentou o deputado.

Em 1985, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a lei de 79 e em 86, o Senado Federal promulgou uma Resolução que atendeu todas as reivindicações dos biomédicos. "Uma vitória para toda a classe", disse Lobbe. Para comemorar as conquistas, o deputado conseguiu aprovar em 1988, a lei 6132 que instituiu o "Dia do Biomédico". A data é comemorada, desde então, dia 20 de novembro de cada ano.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Lobbe Neto - 3886-6401/6418)

alesp