CPI dos Transportes convoca diretores da EMTU e da Secretaria de Transportes Metropolitanos

A comissão pretende concluir o relatório final até o início de outubro (com fotos)
04/09/2001 19:37

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em reunião realizada nesta terça-feira, 4/9, a CPI dos Transportes Intermunicipais de Passageiros, presidida pelo deputado Nabi Chedid (PSD), decidiu convocar para a próxima semana os depoimentos do diretor-técnico da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Carlos Roberto Doll, e do coordenador de Transportes Coletivos da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani.

De acordo com o relator da comissão, deputado Rodrigo Garcia (PFL), esses dois depoimentos darão a senha para a conclusão do relatório final dos trabalhos, embora a CPI não exclua a possibilidade de ouvir ainda representantes dos perueiros e do Sindicato dos Transportes Intermunicipais, de acordo com sugestões apresentadas, respectivamente, pelos deputados Petterson Prado (PPS) e Edna Macedo (PTB). Na previsão de Garcia, o relatório deverá ficar pronto no prazo estipulado, ou seja, no próximo dia 4 de outubro.

Durante a reunião, o deputado Carlos Braga (PTB) relatou exemplos de descaso da Ferroban, empresa que explora o transporte ferroviário no Interior do Estado, e apresentou cópia da decisão do Tribunal de Contas da União, emitida no ano passado, em que o ministro Humberto Souto atesta que a concessionária opera trens de forma irregular. "O descaso é uma das principais causas das irregularidades", afirmou Braga.

O deputado Henrique Pacheco (PT) criticou a atuação da Ferroban na manutenção das linhas férreas e das estações de trens do Interior. O parlamentar relatou viagem que fez à cidade de Presidente Venceslau, onde, segundo ele, constatou o péssimo estado da estrada de ferro que cruza o município. "O governo não pode ficar de olhos fechados diante da depauperação deste patrimônio", disse o deputado.

alesp