Comissão de Finanças ouve presidente da Nossa Caixa na terça-feira


20/04/2006 19:08

Compartilhar:


O presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo Monteiro, e a gerente de marketing do banco, Marli Martins, serão ouvidos na próxima terça-feira, 25/4, às 14h15, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. Os dois foram convocados para esclarecer as denúncias de irregularidades e de favorecimento político com publicidade da Nossa Caixa. A convocação de Monteiro e de Martins foi proposta pelo deputado Renato Simões (PT).

Na pauta da reunião também estarão o requerimento de auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado nos contratos de publicidade da Nossa Caixa, a convocação do presidente da Comissão de Sindicância do banco, José Luiz Flório Buzo, e o convite para que também prestem esclarecimentos o filho do ex-governador Geraldo Alckmin, Thomaz Rodrigues, sua sócia Suellen Jou e o pai dela e responsável pela Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, Jou Eel Jia.

Segundo Renato Simões, Monteiro precisa esclarecer aos deputados as denúncias que envolvem a Nossa Caixa. "O banco pagou, sem contrato, mais de R$ 40 milhões a duas agências de publicidade por 22 meses. Há denúncias também de que as propagandas eram definidas segundo critérios políticos, por meio de indicação de deputados. O depoimento de Monteiro pode colaborar para esclarecer as denúncias, inclusive as contradições encontradas em entrevistas concedidas por ele e pelo ex-governador Geraldo Alckmin. Enquanto o presidente do banco afirmava que o então governador não sabia das irregularidades, o próprio Alckmin disse que soube há dois anos. No entanto, as investigações só começaram no meio do ano passado."

A comissão de sindicância, criada por Monteiro para investigar as irregularidades, puniu apenas o então gerente de marketing do banco, Jaime Castro Junior, que foi demitido por justa causa. No entanto, Castro Junior denunciou à imprensa que havia interferência política na publicidade e de que ele não seria o único responsável pelas ilegalidades cometidas com o dinheiro do banco.

rsimões@al.sp.gov.br

alesp