Combate ao lixo plástico é tema de projeto


13/11/2003 15:21

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Edson Gomes

O deputado Edson Gomes (PFL) apresentou projeto de lei que estabelece normas para a destinação final de garrafas plásticas. Gomes considera a poluição do plástico uma das principais causas dos inúmeros prejuízos ao meio ambiente. "O descarte indiscriminado de lixo plástico, afirma, é responsável, muitas vezes, pelas inundações e desabamentos nas áreas urbanas; e a sua incineração sem controle produz dioxinas, cujos efeitos nocivos à saúde humana são devastadores."

Segundo o deputado, a redução do uso de embalagens plásticas, o incremento das atividades de reciclagem e o estímulo material que leve a população a não descartá-las, seriam algumas soluções ambientalmente adequadas à questão.

Gomes acredita que as atividades de reciclagem de plásticos implantadas no Brasil, até o momento, são ínfimas diante do recomendável. Por isso, prevê no em seu projeto de lei que as empresas que utilizam garrafas plásticas para comercialização de seus produtos sejam responsáveis pela sua recompra e reciclagem.

egomes@al.sp.gov.br

alesp