Semana da Cultura Negra é tema do Programa "Em discussão"


19/11/2002 19:01

Compartilhar:


TV ASSEMBLÉIA

No que se refere à cultura e identidade nacional não se deve esquecer a importância do aporte cultural dos negros na formação da nacionalidade brasileira. Esta contribuição está presente em vários aspectos do cotidiano, como manifestações ligadas a arte, língua, culinária, folclore, religião e costumes.

Apesar de contar com uma cultura bastante rica e dinâmica os negros continuam sendo tratados com discriminação e preconceito. Aos poucos, movimentos afrobrasileiros vêm mudando algumas situações, mas há muita coisa a ser feita. Pensando nisso os deputados do PCdoB, Jamil Murad e Nivaldo Santana apresentaram projetos de lei com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a questão do negro no Brasil. Um deles institui feriado civil no dia 20 de novembro, em homenagem ao dia nacional da consciência negra, marcado pela morte do grande líder Zumbi dos Palmares.

Outra proposta dos deputados é a criação da Semana da Cultura Negra. E este é o assunto do Programa Em discussão desta quarta-feira. Os convidados são os deputados autores da projeto, o jornalista e doutorando em Integração da América Latina da USP, Juarez Tadeu, e o advogado e presidente da Afrobras - Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural, José Vicente.

O programa vai ao ar às 21h, com reprise na quinta-feira, às 12h pela TV Assembléia, canais 12 da Net e 13 da TVA.

alesp