Da Tribuna


05/05/2010 17:55

Compartilhar:


Diploma de mérito



Edson Ferrarini (PTB) apresentou o diploma de mérito recebido ontem, 4/5, em solenidade que agraciou pessoas que prestaram serviços à Polícia Militar de São Paulo. Ferrarini parabenizou o comandante geral da PM, Álvaro Batista Camilo, e o diretor de Pessoal, Davi Antonio de Godoi, pela administração humana que está sendo implantada na corporação. Comparou a PM às corporações de Nova York e Paris, pelo número expressivo de atendimentos: somente o telefone 190 atende a 150 mil chamados por dia. "A corporação está humanizada", ressaltou. (MA)



Inadmissível



Raul Marcelo (PSOL) afirmou a necessidade de consolidar o processo democrático no Brasil, trazendo para serem devidamente julgadas as pessoas que fizeram das décadas pós-golpe de 64 uma era tenebrosa de repressão e tortura. Marcelo lembrou que o crime de tortura é imprescrítivel, e que a rejeição, pelo STF, do pedido feito pela OAB de revisão da Lei da Anistia, é inadmissível. "Aqueles que praticaram crime de lesa humanidade estão aí e nada se faz. Entrei com o PL 395/2010, para, pelo menos, eliminar qualquer denominação em obras públicas com nomes destes criminosos, assim como acontece com a rodovia Castelo Branco, o que é uma tristeza". (MA)



Café doce



Olímpio Gomes (PDT) afirmou que o café que o governador ofereceu aos líderes da Casa deve ter sido "muito doce", pois alguns líderes, que haviam se comprometido com a votação do PLC 13/10 e a emenda 33, que tratam da incorporação da ALE aos policiais militares, mudaram de opinião. "A Assembleia está prostada, submissa, e ontem foi um momento triste e de muito constrangimento ao presenciar o não cumprimento da palavra. É o café doce do governo, mas vamos aguardar terça-feira", asseverou Olímpio. (MA)



Sensibilidade



Donizete Braga (PT) parabenizou a deputada Célia Leão pela sensibilidade de pedir ao governo que estude tecnicamente o PLC 13 até a próxima terça-feira, 11/5, verificando as possibilidades de oferecer o melhor para os policiais. O deputado afirmou ainda que o PLC 13 não é o melhor para a Polícia Militar, mas ajuda: "Não podemos esquecer que São Paulo é o Estado mais rico da nação e precisa recuperar a segurança, a educação, a saúde e, ainda, o respeito ao servidor público". (MA)



Dia Mundial da Consciência do Autismo



Célia Leão (PSDB) falou sobre o Dia Mundial da Consciência do Autismo, ocorrido no último dia 2/4. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, caracterizando uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. De acordo com a deputada, as pessoas com autismo podem se integrar à sociedade, sendo a família a base de sustentação. Além disso, ela enfatizou a necessidade de criação de políticas públicas que possam atender essas pessoas:"Temos a obrigação de incluir as pessoas com deficiência em nossa sociedade". (TB)



Em defesa do policial



Conte Lopes (PTB) manifestou sua posição com relação ao projeto referente ao Adicional Local de Exercício (ALE). De acordo com o deputado, no momento é necessário aguardar até terça-feira, 11/5, para saber se ocorrerá o reconhecimento do governo estadual com os policiais deficientes. Ele também criticou o jornal Folha de S.Paulo, que publicou matéria sobre os altos indíces de mortes praticadas por PMs: "Policial tem o direito de se defender", afirmou. Para ele, os policiais não podem ser igualados aos bandidos, já que são homens da lei que arriscam suas vidas para defender a sociedade. Para ele, o intuito desse tipo de matéria é menosprezar o trabalho da polícia. (TB)



Valorização salarial



Para o deputado Rogério Nogueira (PDT) o projeto referente ao Adicional Local de Exercício (ALE) é de fundamental importância para que os policiais possam melhorar o seu salário. O deputado manifestou sua posição favorável à aprovação do projeto: "A polícia precisa de um salário digno", afirmou. Nogueira citou o exemplo do município de Indaiatuba, onde existe a necessidade de mais servidores da segurança, já que, segundo ele, esse trabalho é realizado pela Guarda Municipal. Ele também enfatizou a luta do PDT junto ao governo estadual e as respectivas secretarias pela liberação de emendas. (TB)



Planos de Saúde



Uebe Rezeck (PMDB) falou sobre os Planos de Saúde que são oferecidos à população. De acordo com o deputado, muitos estão desrespeitando os cidadãos e as leis, não cumprindo com o que prometem: "Eles vendem os planos e, na hora de prestar contas, deixam de prestar assistência médica adequada", afirmou. Rezeck afirmou que a Comissão de Saúde da Casa pretende convocar o diretor de um Hospital e de um plano de saúde que não teriam cumprido o que era oferecido, deixando o cidadão desamparado. A ideia é fazer uma análise do episódio, já que, de acordo com o deputado, o hospital se negou a dar cobertura necessária. (TB)



Sensibilidade



O deputado Edson Giriboni (PV) informou que na madrugada desta quarta-feira, 5/5, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que restringe a candidatura de políticos que possuem ficha suja. "Com esta medida, o Congresso Nacional volta a ter a confiança do povo brasileiro. Houve sensibilidade par atender ao apelo de mais de 1,6 milhão de pessoas. Esperamos agora que o Senado Federal vote o mais rápido possível a propositura e que esta seja sancionada pelo presidente a tempo de ter validade ainda nas eleições de 2010". (BA)

alesp