Claury recebe título de cidadão Ibiraremense


20/12/2000 17:24

Compartilhar:


Em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ibirarema, realizada no Clube Pau D´Alho, na noite da segunda-feira, 18/12, os vereadores daquele município outorgaram ao deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) o título de Cidadão Honorário Municipal. Diversas autoridades e personalidades regionais prestigiaram a solenidade, entre elas prefeitos e vereadores, atuais e eleitos, além da família do homenageado.

O pai do deputado, o advogado Odayr Alves da Silva, natural de Ibirarema, foi incumbido da entrega do título em nome da Câmara. Discursaram o presidente da Câmara, vereador Francisco Camacho Garcia; o prefeito eleito de Ibirarema, Valdimir Coronado Antunes, que na oportunidade representou o atual, Sirhan Selaiman Abud; o pai do deputado; o vereador de Ourinhos e presidente do PTB, Celso Cruz; e o jornalista Benedito Pimentel; além do próprio Claury. O orador oficial foi o advogado e presidente da OAB de Palmital, Paulo Gonçalves.

As afinidades do deputado com Ibirarema foram lembradas pelos oradores da noite, desde o fato de ser a terra natal de seu pai até a política. Ainda como vereador em Ourinhos, em sua primeira legislatura, iniciada em 1982, Claury já olhava pelos interesses de Ibirarema. Nesse sentido, foi destacada a inclusão do município - uma conquista na época - entre as primeiras cidades do interior paulista a integrar o sistema DDD/DDI. Claury liderou uma comitiva que se deslocou à sede da Telesp, em São Paulo.

O orador Paulo Gonçalves lembrou a recente criação da 3.ª Vara Judicial da Comarca de Palmital, da qual Ibirarema faz parte. "Em cerca de cinco horas, o deputado Claury conseguiu cumprir todos os trâmites para incluir nossa 3.ª Vara na reorganização judiciária do Estado", contou.

O jornalista Benedito Pimentel, um dos baluartes do jornalismo regional, não perdeu a oportunidade e fez um trocadilho com o sobrenome "Silva" da família do homenageado: "Esta é uma família que salva", disse Pimentel. Para o jornalista, a atuação do primeiro deputado estadual eleito maciçamente pela região está sendo a "salvação" para municípios tão sofridos. "O que Ibirarema está fazendo hoje todas as cidades da região deveriam fazer", finalizou.

O vereador ourinhense Celso Cruz reforçou o discurso de Pimentel, salientando que a região, através do deputado Claury, vive e viverá nos próximos dois anos seu ápice político. Cruz defendeu que os municípios que formam a região de Ourinhos devem se atentar para essa grande oportunidade da qual nenhum deve se desgarrar. "É a hora das cidades vizinhas se somarem", conclamou.

O prefeito eleito, Valdimir Antunes, disse que Ibirarema tinha essa dívida com o deputado Claury e que o parlamentar não deverá esquecer o município na Assembléia Legislativa e em outras esferas políticas em que vier atuar.

O pai de Claury, Odayr Alves da Silva, falou de sua atuação durante o período em que residiu naquela cidade, como comerciante, industrial, juiz de menores, delegado de polícia, tabelião do Cartório de Registro Civil, juiz de paz, professor do Senac, jurado da comarca de Palmital, presidente da Congregação Mariana, vereador e presidente da Câmara.

O homenageado agradeceu o título, comparando o momento da solenidade a uma fotografia que seguramente não se apagará de sua memória. Claury lembrou ainda os tempos de infância, quando, ao visitar sua avó Josefa, brincava pelas ruas de Ibirarema.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6852)

alesp