Deputada apresenta políticas de reabilitação e inclusão social para deficientes


30/11/2007 11:19

Compartilhar:


A deputada Célia Leão participa da 2ª Reacamp (Feira Regional de Reabilitação e Inclusão Social) nos dias 1 e 2 de dezembro, em Campinas. A Reacamp reúne num só lugar produtos e serviços direcionados a este segmento da sociedade, além da realização de palestras e exposições que tratam diretamente sobre o tema deficiência.

Militante ativa da luta das pessoas com deficiência, a deputada promove palestras e manifestações por todo o Brasil. Seu esforço resultou em diversos projetos e até em uma cartilha. "Temos muitas leis e isso acaba confundindo as pessoas. Acredito que se tivéssemos uma lei mais clara e concisa, seria mais bem difundida, compreendida e respeitada por todos", disse.

Na opinião da deputada, apesar de algumas conquistas dos deficientes, a integração social, a qualidade de vida e a acessibilidade aos prédios públicos e aos meios de transporte ainda estão a desejar. "Os deficientes são pessoas produtivas. Eles não precisam de piedade, mas de oportunidade e de acesso aos serviços públicos e ao meio social. A sociedade ainda não está preparada para lidar com pessoas com deficiência", enfatiza.

Empregabilidade para pessoas com deficiência

Cerca de 60 pessoas e 35 entidades participaram do 1º Painel da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, promovido pela deputada, que aconteceu no mês de maio no auditório José Bonifácio, na Assembléia Legislativa.

O evento teve como objetivo encontrar a melhor solução para que se cumpra a lei de cotas, que garante 5% das vagas das empresas, que possuem mais de 100 funcionários, para pessoas com deficiência.

"O objetivo do evento é de ajudar da melhor forma possível todos os lados envolvidos nesta questão: as pessoas com deficiência e as empresas, que precisam cumprir a lei", disse.



Ações em 2007:

Adaptação para deficientes - Projeto de Lei nº576/2007

Reserva 5% do total dos lugares e a adaptação de cinemas e teatros para acesso e uso de pessoas com deficiência físico-motora.

Cota para Deficientes - Projeto de Lei n°308/2007

Visa assegurar que 10% das novas unidades habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) sejam destinadas a pessoas com deficiência ou para as famílias responsáveis.

Bolsa Atleta Estadual para Deficientes - Projeto de Lei nº939/07

Institui a Bolsa Atleta no âmbito do Estado de São Paulo, que será destinada a esportistas que tenham rendimento em modalidades esportivas.

Consolidação das Leis dos Deficientes - Projeto de Lei nº 1063/2007

Consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência. O projeto prevê a regularização das condições para que pessoas portadoras de deficiência exerçam a cidadania em sua plenitude.

cleao@al.sp.gov.br

alesp