Deputado defende agricultura de Limeira e do Vale do Paraíba


02/06/2003 17:19

Compartilhar:


Da Assessoria

O deputado Simão Pedro (PT) dedicou parte desta segunda-feira, 2/6, à busca de soluções de problemas enfrentados na área da agricultura. Inicialmente, o parlamentar acompanhou representantes das prefeituras do Consórcio Três Rios (Jacareí, Santa Branca, Salesópolis, Igaratá, Jambeiro e Paraibuna), à Secretaria Estadual da Agricultura, onde cobraram ações do Executivo em benefício da região.

Recebidos pelo secretário adjunto, Alberto Macedo, o grupo reivindicou mais atenção do Estado no cumprimento de programas como o Galpão de Agronegócios, o Melhor Caminho e o Pró-Estradas. Os representantes do Consórcio pediram também apoio para as Casas da Agricultura, que, segundo eles, vêm recebendo repasses de verba cada vez menores.

A Secretaria, prometeu Macedo, vai rever cronogramas e provisões orçamentárias. "Esse apoio será importantíssimo para os municípios da região, que vivem da agricultura familiar e dependem fundamentalmente do apoio do Estado", afirmou Simão Pedro.

Em seguida, o deputado viajou para Limeira, onde, a convite do vereador Mauro Zueri, encontrou-se com plantadores de mudas de laranja. Eles apresentaram a Simão Pedro a necessidade de receber apoio das secretarias estaduais de Agricultura e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. "Os agricultores precisam de linhas de crédito para conseguir se adequar tecnicamente às exigências da lei para o plantio de mudas", explicou Simão. O deputado levará às secretarias as reivindicações ouvidas em Limeira.

Pela manhã, o deputado Simão Pedro participou, também nesta segunda-feira, no Salão Azul da Prefeitura de São Paulo, da posse dos integrantes do Conselho Municipal de Habitação. A prefeita Marta Suplicy, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, e o secretário municipal da Habitação, Paulo Teixeira, deram posse a 14 conselheiros e 14 suplentes, escolhidos em eleição na qual votaram, em urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Eleitoral, mais de 30 mil pessoas.

O ministro Olívio Dutra convidou os presentes à solenidade a participarem da Conferência das Cidades. Marcada para outubro, em Brasília, o encontro deverá discutir, entre outros temas, transportes públicos, saneamento, habitação e educação.

alesp