Aniversário da ocupação traz embaixador palestino à Assembléia


19/05/2003 20:41

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O chefe da Delegação Palestina no Brasil, Embaixador Musa Amer Odeh, visitou a Assembléia Legislativa de São Paulo, no último dia 15 de maio, a convite do deputado Said Mourad (PFL). Na mesma data, há 55 anos ocorreu a ocupação oficial do território palestino pelas forças de Israel, que os árabes chamam de "Nakba" (catástrofe, em árabe).

"Esta data é muito triste para o povo árabe. O milenar povo palestino teve suas terras usurpadas em 15 de maio de 1948 para dar lugar a um Estado que até hoje persegue e viola os direitos palestinos. Por este motivo, o representante palestino atendeu a nosso convite para explicar a luta dos palestinos em defesa de sua terra e pelo restabelecimento do seu Estado nacional. É o único povo do mundo que vive ainda sob ocupação. É uma aberração que a humanidade precisa corrigir", justificou Said Mourad, de origem libanesa.

O embaixador foi recebido no Hall Monumental pelo deputado, que o levou até a sala da presidência onde o esperavam os deputados Sidney Beraldo, presidente do Parlamento, Caldini Crespo (PFL), 2º Secretário, Zuza Abdel Massih (líder do PRP), Nivaldo Santana (líder do PCdo B), Paulo Neme (PV), Pedro Tobias (PSDB), Edson Gomes (PFL), Beth Sahão (PT) e Sebastião Arcanjo (PT).

O embaixador relatou que a violência que assola a região só vai cessar quando ocorrer o fim da ocupação e que o desejo dos palestinos é a paz e o respeito entre os povos. Ele sugeriu a formalização da liga parlamentar de cooperação e amizade árabe-brasileira. Em Brasília, Musa é o presidente do Conselho de Embaixadores Árabes.

alesp