Notas de Plenário


03/09/2008 19:43

Compartilhar:


Deputados são substituídos



Segundo Olímpio Gomes (PV), na próxima sexta-feira, 5/9, o Tribunal Regional do Trabalho irá divulgar a decisão sobre o reajuste salarial da polícia paulista. Ele informou que o juiz da Primeira Vara Criminal e da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarim, afirmou que a polícia paulista possui o menor salário do país, num Estado onde está a maior população e a maior riqueza, e que essa mesma polícia com baixo salário chega em qualquer parte do Estado e defende o cidadão. "Quando os deputados se calam, os juízes de direito falam, e junto aos cidadãos e promotores, fazem o nosso papel", finalizou Gomes. (ME)



Estudantes conhecem parlamento



Nesta quarta-feira, 3/9, alunos do Colégio Porto Seguro visitaram a Assembléia Legislativa para conhecer, de perto, o trabalho dos parlamentares. Célia Leão (PSDB) registrou a importância de os estudantes brasileiros conhecerem o trabalho de seus representantes para que, dessa maneira, saibam o valor de cada voto para eleger quem vai defender seus interesses. (ME)



Quadras sucateadas



A intenção do governo estadual de oferecer nas escolas estaduais, a partir de 2009, na disciplina de Educação Física, "além dos esportes tradicionais, que são já aplicados precariamente", aulas de judô, caratê e ginástica rítmica, entre outras, foi comentada por Carlos Giannazi (PSOL). Ele apontou o sucateamento e a degradação das quadras nas escolas, que em sua maioria não são cobertas e que estão tomadas por mato ou, na periferia, por traficantes. Giannazi lembrou ainda que em alguns casos, como o da Escola Estadual João Goulart, da zona sul da capital, as quadras esportivas não existem. (MF)



Cocuera não quer CDP



Reunião havida nesta terça-feira, 2/9, no bairro rural Cocuera, em Mogi das Cruzes, foi comentada por Luiz Carlos Gondim (PPS), que trouxe o apelo da população pela não-instalação de centro de detenção provisória (CDP) no local, e sim um posto de saúde, entre outras melhorias. O deputado agradeceu a criação de unidade da Faculdade de Tecnologia naquela cidade, definida através do Decreto 53.371/2008, e referiu-se à reforma da estrada que liga Mogi a Salesópolis e Biritiba-Mirim. (MF)



Reajuste para os policiais



"Hoje se completam 22 dias que as secretarias de Gestão e de Segurança Pública autorizaram o Comando da Polícia Militar a colocar na intranet da corporação um esboço do PL que reestrutura as carreiras da PM", e foi dado prazo de 90 dias para que a comissão nomeada se manifestasse, disse Olímpio Gomes (PV). "Mas esse prazo coincidirá com o término do semestre de trabalhos da Alesp, ou seja, nada será decidido neste ano", lamentou o deputado. Gomes conclamou a família policial a realizar manifestação durante a parada de 7 de Setembro, de forma a mostrar ao governo do Estado a necessidade de mais dignidade para os servidores da segurança. (MF)



Atrás de cargos



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre comunicado do Executivo referente à abertura de licitação para a concessão de mais cinco lotes de estradas no Estado, totalizando 1.800 quilômetros pedagiados. O parlamentar lamentou também que o Legislativo seja apenas uma "ramificação do Executivo sem autonomia". A crítica também é extensiva aos partidos políticos, que, sem ideologia, "estão apenas atrás de cargos. Não existe coerência". (LP)



Salário de fome



"A Alesp tem obrigação com a população de tomar uma atitude diante da situação da polícia de São Paulo. O governador brinca com coisa muito séria. Brinca com a vida dos policiais e com o patrimônio", desabafou Olímpio Gomes (PV). O major voltou a cobrar do Executivo o projeto de lei, que supostamente teria sido encaminhado à Alesp em 12/8, sobre o assunto. "Até o momento não chegou nada." Gomes ressaltou que os policiais estão passando fome e que não têm perspectiva na carreira. (LP)

alesp