Audiências sobre o Rodoanel


05/05/2011 11:43

Compartilhar:


Marcada por contradições, desinformações e respostas evasivas, a audiência para a licitação do trecho norte do Rodoanel, ocorrida nesta terça-feira, 3/5, no Instituto de Engenharia, corre o risco de ser anulada. Isto porque a obra ainda não tem licenciamento ambiental.

A reunião programada para ocorrer com a participação de representantes dos governos estadual e federal, do DNIT, das empreiteiras, de deputados estaduais e cerca de 300 moradores dos bairros que serão atingidos pela obra.

O grupo chegou logo no início da apresentação técnica dos engenheiros do Dersa e enfrentou o primeiro impasse, o impedimento inicial da entrada da população no auditório em que estava ocorrendo a audiência. Após a mediação dos deputados do PT presentes na atividade, foi permitida a participação dos moradores no debate, até então vetada pela direção do Dersa.

Duas outras questões permearam o debate. Primeiro, a advogada Maria Cristina Grecco informou aos participantes que o Dersa havia se negado a receber ofício que requeria a anulação da audiência diante da ausência do licenciamento ambiental para a realização da obra. Após a interseção dos deputados petistas Luiz Claudio Marcolino, Alencar Santana, José Zico Prado e Adriano Diogo, o presidente do Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, recebeu o documento.

Outro momento de tensão ocorreu quando um dos engenheiros do Dersa disse que a empresa tinha realizado estudo de oito traçados, mas que havia escolhido o modelo que atingirá cerca de 20 mil famílias. (fdc)



eniotatto@al.sp.gov.br

alesp