Frente quer retomar crescimento das ferrovias paulistas


28/11/2011 13:54

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O deputado Roberto Massafera (PSDB) assinou esta semana documento de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, cujo objetivo é discutir soluções para melhorar a infraestrutura de transportes e otimizar o uso do modal ferroviário como alternativa de desenvolvimento para o Estado.

A Frente é coordenada pelo deputado Mauro Bragato e quer promover a utilização racional do que resta da malha ferroviária paulista após a privatização da Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa) e sua transferência para a Ferrobam, atual América Latina Logística (ALL). Também foi criada uma subcoordenadoria para tratar do ramal ferroviário que liga Santos a Cajati.

Massafera alerta para o estrangulamento nos sistemas de transportes de cargas e passageiros. Ele defendeu a necessidade de o Estado retomar o poder político para gerir seu sistema de transporte. Hoje, a rede ferroviária é uma concessão federal e as concessionárias respondem apenas a Brasília.

O deputado destacou ainda que o setor se encontra excessivamente centralizado nas mãos do governo federal, que comanda os portos, aeroportos e hidrovias.

Relatório da CPI das Ferrovias, encerrada em 2010, denuncia o abandono da rede ferroviária no Estado e a ocorrência de roubos e vandalismo contra os bens da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) e da Fepasa.

A malha ferroviária brasileira tem 28 mil quilômetros. A Agência Nacional de Transporte sobre Trilhos (ANTT) estima, porém, que somente 10 mil quilômetros são competitivos. O 18 mil restantes são subutilizados ou estão abandonados. Além disso, 90% da malha têm mais de cem anos.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp