Palestra abre V Semana da Educação sobre Paz na Escola

Deputado Hamilton Pereira falou para 50 educadores em Salto
17/10/2001 11:35

Compartilhar:


DA ASSSESSORIA

O deputado Hamilton Pereira (PT), 1.º secretário da Assembléia, autor da Lei Estadual n.º 10.312, que institui na rede de ensino o Programa de Combate à Violência nas Escolas, abriu nesta terça-feira, dia 16, a V Semana da Educação do Município de Salto com uma palestra sobre "Paz na Escola".

O parlamentar falou para aproximadamente 50 educadores, em sua grande maioria da rede municipal de ensino. Segundo ele, uma das premissas do Programa de Combate à Violência nas Escolas foi a constatação de que grande parte dos atos de vandalismo contra a escola são praticados por membros da comunidade vizinha ao prédio e "para diminuir esse tipo de ocorrência seria necessário envolver a comunidade, que se sente excluída, nas atividades escolares".

Hamilton Pereira criticou a ação do governo do Estado, que vetou importantes artigos do projeto quando o transformou na Lei n.º 10.312 e afirmou que no Brasil os recursos empregados em educação são vistos como "gasto" e não como investimento. "Esse equívoco se consolida com a atitude do governo do Estado, que não tem se esforçado para estender o Programa a toda sua rede de ensino", protestou.

Lei Municipal

No município de Salto, foi sancionada, no último dia 1.º de outubro, a Lei n.º 2.319, que institui na rede municipal de ensino o Programa de Combate à Violência nas Escolas.

O projeto, enviado por Hamilton Pereira a vereadores de diversos municípios do Estado, foi apresentado em maio pela bancada de vereadores petistas. A implantação da lei ficou a cargo dos vereadores Erasmo Rocha dos Santos e Divaldo Aparecido dos Santos (Garotinho),do PT, que se comprometeram a organizar um encontro entre os representantes das escolas de Salto e educadores que já trabalham com o Programa em outros municípios.

alesp