Adiada reabertura do Caminho do Mar


05/04/2004 14:31

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Marcelo Bueno

O deputado Marcelo Bueno (PTB) vai questionar a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Turismo sobre os motivos que levaram ao adiamento da reabertura da Estrada Velha do Caminho do Mar, em Cubatão, prevista inicialmente para o dia 4 de abril. A liberação do trecho, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, foi remarcada para o dia 17 deste mês (sábado), com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A chuva dos últimos dias, ainda segundo o departamento de imprensa da secretaria comandada por João Carlos de Souza Meirelles, provocou atraso na conclusão das obras de alguns monumentos ao longo dos 7,5 quilômetros do percurso, o que impediu o cumprimento da programação.

"Antes da reabertura oficial da estrada, pretendo visitar o local para acompanhar de perto o andamento dessas obras e, assim, procurar evitar um novo adiamento", diz Marcelo Bueno, um dos principais articuladores para a exploração turística do Caminho do Mar.

O projeto da exploração turística do Caminho do Mar prevê a reabertura da estrada apenas para visitas monitoradas em grupos de 20 pessoas. O tráfego regular de veículos - existente até 1994 - será proibido, porque a foi transformada em parque ecológico de interesse turístico e de preservação histórica.

O Governo do Estado pretende, assim, desenvolver um projeto com cinco roteiros para que o público venha a conhecer o patrimônio histórico da serra. Esses pontos são: o roteiro das águas (os visitantes percorrerão a região de barco, saindo da sede da Emae em São Paulo pelos rios, até a Represa Billings, descendo depois pela Estrada Velha); o da cultura, pela Estrada Velha; o energético, com visitas à Usina Henry Borden, subindo depois por um trole até o alto da serra; o ecológico, pelas ruínas da Calçada do Lorena, e o quinto, que é um roteiro combinado, com todas essas alternativas.

mbueno@al.sp.gov.br

alesp