Opinião Mulher e cidadania


10/03/2009 16:33

Compartilhar:


Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para fazer algumas reflexões. A primeira delas é para que a mulher participe ativa e integralmente do processo de autoconhecimento e de reconhecimento de sua força perante a sociedade.

A mulher hoje em dia já não é apenas dona de casa, mas também uma profissional que trabalha para afirmar sua independência. Muitas são verdadeiras guerreiras que, além de sustentar a casa com sua atividade profissional, são responsáveis pela educação dos filhos. Muitas vezes é isso que faz com que a mulher deixe de participar como deveria das atividades sociais que podem auxiliá-la a buscar a cidadania plena. É nesse espaço que a mulher precisa lutar para avançar cada vez mais, atuando com destaque em todos os setores, da economia à política.

Falando em política, em junho de 1998, o PSDB criou o PSDB-Mulher, objetivando a maior participação da mulher na sociedade, a organização efetiva da presença das tucanas na sociedade e oferecendo a elas princípios da social-democracia, que as preparam para ocupar cargos públicos e políticos.

É com essa determinação que a mulher deve participar da construção e da manutenção de uma sociedade democrática. Por isso, ela deve estar sempre bem informada sobre seus direitos, que são tantas vezes ignorados. A mulher deve estar orientada em seu dia-a-dia, no âmbito da família, da profissão e da sociedade como um todo.

A sociedade ainda vê a mulher com uma série de deveres e obrigações, mas com poucos direitos e quase nenhum apoio para realizar as tarefas que lhe são atribuídas. Por isso, entendemos ser fundamental a participação da mulher na política, o que cria uma condição prévia para modificar a situação de desigualdade estrutural e transformar as instituições, de tal forma que os direitos de ambos os sexos sejam universalmente reconhecidos e se materializem em práticas efetivas.

Na área da saúde, defendo que cabe à própria mulher a responsabilidade pela sua condição de vida e, assim, dar o passo essencial para assumir integralmente seu papel na sociedade. Todas as mulheres devem ter acesso a cuidados básicos, dirigidos à prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação de doenças e outros problemas a que estão expostas.

É com esse objetivo que, junto ao então governador Geraldo Alckmin, conseguimos uma grande conquista para Bauru e região: o Instituto do Câncer de Mamas, que funciona em um prédio ao lado da Maternidade Santa Isabel. Essa obra, na qual o governo do Estado investiu quase R$ 1 milhão, vem dando às mulheres a oportunidade de se submeterem ao diagnóstico precoce e ao tratamento de uma das doenças que, infelizmente, ainda faz milhares de vítimas em todo o mundo. Cerca de 90% dos casos de câncer mamário podem ser curados, desde que diagnosticados em estágios iniciais. Daí a importância do instituto.

Iniciativas assim garantem dignidade e melhoria na qualidade de vida da mulher. Tenho plena convicção de que estamos contribuindo na busca da verdadeira cidadania feminina e que outras conquistas virão no futuro. Espero que as mulheres também lutem pelos seus direitos e informem-se sobre suas responsabilidades. Este será um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana.



*Pedro Tobias é médico mastologista e deputado estadual pelo PSDB.

alesp