Escola estadual de Mauá inaugura projeto de rádio


18/03/2010 17:10

Compartilhar:


A Escola Estadual Professora Irene da Silva Costa, localizada no J. Itapeva, um dos bairros mais carentes de Mauá, vai abrigar este ano um projeto inédito de rádio, envolvendo 1.600 alunos, professores, pais, profissionais de comunicação e a comunidade. Trata-se do projeto Rádio-Escola determinado a capacitar alunos nas tecnologias da informação e comunicação, a estimular a consciência crítica dos moradores e contribuir para o desenvolvimento do bairro. O lançamento ocorre nesta sexta-feira, 19/3, às 15h. Os recursos que vão patrociná-lo foram liberados após aprovação de emenda do deputado Donisete Braga ao Orçamento estadual na Assembleia Legislativa.

Denominado Juventude e Paz na Intermídia, o projeto, aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura, terá coordenação da equipe da Radio Comunitária Z FM, que prevê até programas de auditórios organizados e apresentados pelos alunos nos sete meses de duração do projeto. "Esta é a primeira rádio comunitária no Estado a receber recursos púbicos para um projeto desta natureza", relatou o diretor da Rádio Z, Walmir Maia. Segundo ele, o deputado acreditou na ideia e o sucesso da experiência poderá desencadear projetos da mesma natureza em outras escolas do Estado.

Maia explicou que "a escola vai operar, por professores e alunos, uma rádio que os une à vida da comunidade". Para tanto, 30 pessoas entre alunos e professores receberão capacitação em comunicação, produzindo reportagens, entrevistas, fotos, programas de estúdio e auditório, webradio, gravações em áudio etc. Semanalmente, a Radio Z FM vai reproduzir a produção semanal dos alunos. Será criado um site na internet para dar vazão à produção geral.

O projeto prevê a realização do programa de auditório Escute a Comunidade, com participação presencial de 300 pessoas e outras milhares de forma virtual. "Nosso desafio é extrapolar os limites da sala de aula, dos muros da escola e mergulhar na realidade da comunidade do entorno, dar voz às pessoas e potencializar o desenvolvimento", comentou Raquel Quintino, coordenadora do projeto, especialista em comunicação pela Universidade de Comunicação Livre.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp