Audiência debate violência contra a criança


22/04/2008 10:34

Compartilhar:


"Quebrando a cadeia de violência". Este foi o tema da audiência pública realizada no último dia 17/4, na Assembléia Legislativa de São Paulo, que debateu políticas para a primeira infância e o combate à violência contra as crianças. Organizada pelo Conpaz (Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz), o evento contou com políticos de destaque no cenário nacional, como os senadores Eduardo Suplicy e Pedro Simon.

O deputado Hamilton Pereira (PT), membro fundador do Conpaz, afirmou que um dos maiores desafios é "educar os adultos para educarem as crianças". Já o senador gaúcho Pedro Simon lamentou os inúmeros casos de violência doméstica contra as crianças, praticados "justamente por aqueles que deveriam zelar por sua segurança". Suplicy defendeu o aprofundamento da distribuição de renda como meio de se fomentar uma cultura de paz.

O médico e psicoterapeuta João Augusto Figueiró, presidente do Instituto Primeira Infância e Cultura de Paz Zero a Seis, revelou que das 55 milhões de crianças menores de 14 anos no Brasil, 12% são vítimas de violência. "Há 6,6 milhões de crianças agredidas no país", disse. Ele também lamentou que apenas um terço das crianças na primeira infância tenha acesso à educação infantil, ressaltando que 90% das ligações neurais são definidas até o terceiro ano de idade.

A professora Vera Lúcia Anselmi Melis Paulillo, da Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), lembrou que esse órgão da ONU tem entre seus objetivos o fomento a uma cultura de paz. Para ela, o Brasil não está atrasado em implantar "os cuidados e a educação para a primeira infância", um dos direitos humanos absolutos. "Muito já foi feito, mas o Brasil é um país muito desigual. Ainda há muito por fazer". Ela advertiu que "lugar de criança é no Orçamento", referindo-se especificamente às verbas federais destinadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).



hpereira@al.sp.gov.br

alesp