Solene em memória das vítimas de acidente do trabalho


14/04/2008 18:32

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa realiza no próximo dia 28/4 sessão solene para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A solenidade, que é iniciativa da Contraf-CUT e tem o apoio do deputado Cido Sério (PT), vai reunir centenas de trabalhadores e dirigentes sindicais.

Segundo Cido Sério, o Brasil é campeão mundial em acidentes e doenças do trabalho. Todo ano, milhares de empregados se afastam de suas funções em decorrência das péssimas condições de trabalho. "Além do prejuízo para a saúde e o bolso do trabalhador, o país também perde muito. O Brasil gasta todo ano cerca de R$ 40 bilhões com benefícios da Previdência Social pagos por incapacidade temporária ou permanente", destaca o deputado.

Segundo estimativas da OIT, todo ano acontecem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e mais de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores por causa de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

"Na minha região, Araçatuba, temos inúmeros casos de trabalhadores rurais mortos por intoxicação de agrotóxicos nas lavouras. Centenas de canavieiros também morreram nos últimos anos devido ao ritmo excessivo de trabalho no corte da cana-de-açúcar. Portanto, o dia 28 de abril é o momento de lembrarmos os quase 33 milhões de acidentes de trabalho registrados no Brasil entre 1970 e 2002, o que resultou em mais de 130 mil mortes. Os últimos dados atualizados, de 2005, mostram que somente naquele ano ocorreram cerca de 500 mil acidentes".



cidosério@al.sp.gov.br

alesp