Principais órgãos do setor de turismo participam de seminário no Litoral Norte


14/06/2000 18:29

Compartilhar:


O seminário "Regionalização e Municipalização do Turismo" reunirá as principais entidades e órgãos do setor, nos dias 17 e 18/6, em São Sebastião, Litoral Norte do Estado. O evento faz parte dos debates do Fórum São Paulo Século XXI. A abertura será às 19h30 do dia 17, no Hotel Canto da Praia, em Juquehy, com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, do presidente da Embratur, Caio Luis de Carvalho, e do secretário de Esportes e Turismo, Marcos Arbaitman, além de diversos prefeitos da região. Os debates acontecerão no dia 18, domingo, das 10 às 17 horas. O seminário é o último de uma série de quatro, que foram organizados pelo grupo temático "Turismo e Serviços" da Assembléia, coordenado pelo deputado Paulo Julião (PSDB) e que tem como relator o deputado Nabi Chedid (PSD).

Já que o Litoral Norte é uma das regiões com grande potencial turístico do Estado, o seminário será realizado em São Sebastião. "Planejar o turismo regionalmente, com parceria entre os municípios, é um dos caminhos que podem incrementar essa atividade, gerando empregos para a população local", argumenta Julião. O relatório final do grupo temático deverá ser apresentado à coordenação geral do Fórum até agosto, com sugestões para fortalecer essa atividade e aprimorar a legislação sobre o assunto. "O investimento previsto para o Estado de São Paulo pelo setor privado é da ordem de R$ 7 bilhões até o ano de 2.002. Nosso objetivo é criar mecanismos para atrair cada vez mais investimentos e gerar empregos", comentou o deputado.

Estão confirmadas as presenças das seguintes entidades: Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), SPC & VB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), Associação Paulista de Albergues da Juventude (Apaj), bem como a Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados (Abredi). A programação abordará temas como "A Sustentabilidade do Turismo", "Hidrovia Tietê-Paraná", "Proposta de Regionalização do Turismo", "Programa Nacional de Municipalização do Turismo", "Conselhos Municipais de Turismo", "Turismo Rural e Ecológico", "Turismo Náutico", "Feiras e Eventos", "Hospedagem e Alimentação".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Paulo Julião - 3886-6745/6775)

alesp