Fórum São Paulo Século XXI completa um ano de trabalho


15/08/2000 19:22

Compartilhar:


O Fórum São Paulo Século XXI comemora nesta quarta-feira, 16/8, um ano de trabalho. Criado com o objetivo de mobilizar a sociedade a discutir o futuro do Estado de forma democrática e abrangente, o Fórum, juntamente com a Fundação Seade, apresenta, a partir das 10 horas, no Hall Monumental da Assembléia, a metodologia de pesquisa de coleta de dados do primeiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, com informações sobre todos os municípios. O índice está sendo organizado pela fundação, a pedido do Fórum, para incentivar a adoção de políticas públicas mais eficientes nos 645 municípios paulistas. Com esse propósito, será criado um prêmio bianual para as cidades que apresentem melhores resultados nos índices de progressão social.

O evento desta quarta-feira terá a participação dos conselheiros do Fórum e de lideranças de federações empresariais, centrais sindicais, entidades estudantis, igrejas e organizações não-governamentais. A instância máxima de deliberação do Fórum é o conselho constituído por 62 personalidades da sociedade civil, entre elas, o reitor da USP Jacques Marcovichi, o cardiologista Adib Jatene e o cardeal emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns. O Fórum possui, ainda, outros 431 conselheiros e 33 parlamentares que integram 16 grupos temáticos, que estudam e discutem vários temas que dizem respeito à vida do cidadão, como Segurança Pública, Saúde, Habitação, Transporte, Indústria e Serviços. Em um ano de trabalho, foram realizados 136 eventos públicos, que somam 462 horas de debates gravados. O Fórum registrou, também, sugestões e propostas de 1.351 cidadãos via Internet.

A Organização das Nações Unidas (ONU) se interessou pela metodologia de pesquisa do Fórum e solicitou que a Assembléia faça uma exposição dos dados em um congresso de desenvolvimento humano, a ser realizado no Rio de Janeiro e em Nova Iorque, previsto para outubro deste ano. A exposição contará com recursos audiovisuais e poderá ser acompanhada por dois equipamentos do tipo vídeo-wall.

alesp