Colégio de líderes ouve secretário da Agricultura (com foto)

Secretário Meirelles explica funcionamento de Central Integrada de Abastecimento que irá substituir Ceasa
16/10/2001 20:25

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Central de Abastecimento de São Paulo (Ceasa), órgão vinculado à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), será substituído em breve pela Central Integrada de Abastecimento, de acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Carlos de Souza Meirelles, que foi recebido na tarde desta terça-feira, 16/10, pelo colégio de líderes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Segundo Meirelles, o Ceasa, projetado em 1956 e inaugurado em 1966 e outros entrepostos do Estado serão vendidos para liquidar a "conta gráfica" de São Paulo. Meirelles explicou que o Ceasa vem progressivamente perdendo movimento de comércio desde a inauguração da Marginal Pinheiros, em 1967, pela complicação do tráfego de caminhões na região. "Há caminhões que chegam a aguardar 8 horas para manobrar", observou. Além desse problema, o secretário citou as condições de higiene do local, que, segundo ele, não são adequadas para armazenar os produtos.

A nova central será construída no trecho inicial do rodoanel. Viabilizada pelo governo do Estado, a obra será construída prioritariamente pelos permissionários do Ceasa e outros que se interessarem. Meirelles, mencionou os cerealistas, que atualmente são responsáveis pelo movimento de 5.000 veículos de carga de produtos por dia. O empreendimento, segundo o secretário, vai gerar empregos e possibilitar o aprimoramento da qualidade dos produtos agrícolas. "A idéia é atender a demanda interna e estimular as exportações, gerando empregos". Com a nova central integrada, cujo rumo será pilotado pelo governo do Estado, o produto agrícola já sai da região selecionado quanto à qualidade. "Esse processo de transformação do produto agrícola nos municípios é o que vai gerar empregos", esclareceu o secretário.

/N+/Agronegócios/N-/

O Sistema Agroindustrial Integrado (SAI), uma parceria do governo do Estado com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae) completou, nesta terça-feira, 8 anos desde sua implantação e tem como meta "transformar o agricultor em empresário rural", disse Meirelles. O secretário lembrou que o SAI atua em 320 municípios e tem alcançado bons resultados. O agronegócio, segundo Meirelles, é quem gera 40% da riqueza do Estado. "Além da renda, o setor gera muitos empregos", afirmou. O SAI envolve a aplicação de programas governamentais, como o Programa "Melhor Caminho", que vai pavimentar estradas municipais.

/N+/Dia Mundial da Alimentação/N-/

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação levou o secretário da Agricultura a questionar por que um país que exporta comida tem problemas de subnutrição ou desnutrição. Ele expôs ações de sua Pasta, como o programa "Alimenta São Paulo", que atende cerca de 300 mil pessoas no Estado, com a distribuição de 60 mil cestas básicas por mês. Esses alimentos, de acordo com Meirelles, são de qualidade exemplar e nutricionalmente balanceados. Outro programa da secretaria distribui leite para 620 mil crianças no Estado e para 30 mil idosos na Grande São Paulo. As famílias que recebem os benefícios são cadastradas por entidades assistenciais. O restaurante Bom Prato serve 1.200 refeições por dia em 5 restaurantes distribuídos pelo Estado e pretende dobrar esse número até o final do ano. O programa da Secretaria da Agricultura, que tem o acompanhamento de nutricionistas, cobra um real do cliente por um prato de comida. O governo oferece a contrapartida de um real e cinqüenta centavos por cada prato e pretende atingir a meta de fornecer 12 mil refeições por dia no ano que vem.

alesp