Deputada participa de audiência com o secretário Meirelles


01/04/2004 18:00

Compartilhar:


Tentativa de encontrar saída negociada para movimento grevista das Fatecs e ETEs, com atendimento a reivindicações

Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Uma nova tentativa de encontrar uma saída negociada para a greve das Faculdades de Tecnologia - Fatecs - e Escolas Técnicas Estaduais - ETEs - será feita nesta sexta-feira (02/04), durante audiência de uma comissão de deputados estaduais com o secretario de Estado de Ciências, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Econômico, João Carlos Meirelles. A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) integra a comissão e vai que insistir na importância de o Governo abrir um canal de negociação com professores e funcionários, independentemente do fim da greve.

"O Governo está intransigente e diz que não negocia enquanto a greve for mantida. Por sua vez, os grevistas estão firmes em sua posição de manter o movimento, porque o Governo do Estado não acenou com nenhuma tipo de proposta", explica a deputada.

Prandi destaca que o Governo alega não poder conceder reajuste salarial, por força da Lei de Responsabilidade Fiscal. "No entanto, o Estado apresentou aumento da arrecadação em valores nominais. Além disso, a contribuição dos inativos está proporcionando volume extra de recursos de R$ 90 milhões por mês, o que é bastante significativo. Como não é possível conceder reajuste?" questiona a parlamentar.

As perdas salariais, que atingem 72,22%, são o principal motivo da greve, deflagrada no dia 16 de fevereiro. As Fatecs e ETEs são administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) e a legislação garante reajustes anuais, pelos índices definidos para professores e funcionários das universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp), paridade que não está sendo respeitada.

"O Governo está ferindo descaradamente a legislação e ainda se mantém intransigente quando a categoria paralisa as atividades para lutar por seus direitos. É importante que haja algum avanço na audiência que manteremos amanhã", argumenta Prandi.

Segundo a deputada, além do arrocho salarial, o Governo do Estado repassa às Fatesc e ETEs uma verba de custeio insignificante em relação às necessidades de manutenção das faculdades e escolas técnicas. "Prevalece uma política de sucateamento com a qual não podemos compactuar", arremata Prandi.

COM O MINISTRO - A deputada estadual Maria Lúcia Prandi participará, nesta sexta-feira, de almoço-palestra com o ministro da Educação, Tarso Genro, promovido pela Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania - CIVES. "É uma oportunidade de conhecermos melhor as propostas do Governo Federal para a Educação. É importante essa aproximação do ministro com a sociedade, para aprofundar propostas e definir rumos", observa Prandi que participa a convite da CIVES.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp