Notas de Plenário


25/05/2006 19:00

Compartilhar:


Voluntários no combate ao câncer

Palmiro Mennucci (PPS) se disse entusiasmado com a atuação dos voluntários da Associação de Combate ao Câncer de Fernandópolis. São professores e outros profissionais que trabalham naquela associação, com o objetivo de dar apoio à população carente portadora de câncer. Ele homenageou Candinha, Cândida de Jesus Nogueira, fundadora da associação, e disse que a entidade filantrópica não tem caráter político-partidário. A associação, segundo Mennucci, depende de doações e conta com uma equipe de enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, entre outros profissionais. "Os pacientes recebem assistência ambulatorial e domiciliar", afirmou. A associação necessita de auxílio monetário e os equipamentos médicos, segundo ele, advêm de doações e leilões. De acordo com o parlamentar, o ambulatório do futuro hospital terá uma área de 1.870 metros quadrados, com farmácia, sala cirúrgica, almoxarifado e 23 leitos, totalmente equipados e adaptados à necessidade do paciente. "O trabalho executado pelos moradores, entre eles, amigos, tem resultado em ajuda no tratamento de moléstias graves, muitas vezes incuráveis", finalizou.

Mutirão contra o câncer de mama

Manifestando-se solidário ao trabalho realizado pela associação referida por Palmiro Mennucci, o deputado Pedro Tobias (PSDB) elogiou a atuação da sociedade civil na ajuda ao combate ao câncer. Ele falou sobre o megamutirão contra o câncer de mama, que vai acontecer no próximo dia 27 em São Paulo. "Não é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Saúde faz mutirões como esse. O atendimento será feito a mulheres que já têm pedido do médico para o exame e a estimativa é atender cerca de 60 mil pessoas." Tobias criticou o governo federal por ter acabado com os mutirões contra catarata e próstata. "Parece que o presidente não gosta dos pobres, não quer que eles enxerguem para que não vejam o que está acontecendo no país." De acordo com o deputado, vários idosos voltaram a enxergar nos últimos seis anos, graças ao programa criado por José Serra.

Cumprimento de promessas

Duarte Nogueira (PSDB) falou da assinatura dos decretos que dão cumprimento à lei aprovada pela Assembléia Legislativa que remaneja postos e graduações da Polícia Militar para a criação de novos batalhões no interior do Estado. O deputado disse ainda que o governador Cláudio Lembo cumprimentou as policias Militar, Civil e Técnica Científica, pelo enfrentamento do crime organizado. A atuação da polícia, segundo ele, foi exemplar e trouxe a paz para São Paulo. Referindo-se às mudanças prometidas pelo governo federal na agricultura, disse que espera, entre outros benefícios, a redução dos juros para o setor e propostas para resolver problemas estruturais. Segundo ele, a diminuição da taxa de juros de 8,75% para 8,25% pouco vai influir, mas o setor agrícola espera seja decidido.

Universidade do crime

Valdomiro Lopes (PSB) referiu-se ao projeto de lei que trata do adicional para os agentes penitenciários e de escolta. "Os agentes têm salários achatados e vão receber gratificação justa e importante que corrigirá distorções na área da segurança penitenciária e escolta. A Assembléia tem a obrigação de dar agilidade ao projeto do governo, acelerando os procedimentos internos, pelo regime de urgência." Ele falou também de projetos de sua autoria que estão prontos para votação. "Tenho um projeto que obriga a colocação de detectores de metais e de raios X em todas as penitenciárias e centros de detenção provisória, que não consegue ser pautado." Segundo o deputado, é preciso separar o réu primário dos detentos mais perigosos, evitando que aqueles ingressem "na universidade do crime". Ele sugeriu que seja efetivada parceria público-privada para a construção de novos presídios.

Negociação x greve

Nivaldo Santana (PCdoB) disse que está acompanhando campanhas salariais de diversas categorias do setor público e tem participado das últimas assembléias dos funcionários da Sabesp, da Cetesb, dos servidores da área da Saúde e dos metroviários. Segundo ele, até o momento, as categorias não conseguiram negociar a renovação de acordo coletivo. As categorias já realizaram diversas assembléias e sinalizam para uma greve para o próximo dia 30, terça-feira. Segundo o parlamentar, é importante que sejam tomadas medidas para evitar uma greve em setores essenciais à população.

Ninguém sabia de nada

"Afirmo que os policiais não foram informados sobre os possíveis ataques da facção criminosa no Estado", declarou Conte Lopes (PTB). Segundo o deputado, os acontecimentos ocorridos nos últimos dias demonstram uma grande incompetência dos responsáveis pela segurança pública no Estado. "O comandante da Polícia Militar vem dizendo que avisou seus comandados, mas, na verdade, ninguém sabia de nada. Agora, se o secretário da Segurança Pública sabia antecipadamente do fato e não disse aos policiais, a coisa está feia. Estão brincando com a vida dos policiais."

Questionamento

Respondendo ao questionamento do deputado Duarte Nogueira (PSDB) sobre investimentos federais na área agrícola, Donisete Braga (PT) declarou que o presidente Lula vai anunciar a destinação de R$ 50 bilhões para o plano de safra da agricultura, além de um pacote de medidas para incrementar o agronegócio. "O governo federal tem implementado políticas públicas que contemplam as camadas mais pobres da sociedade, como o Bolsa-Família. E o PSDB? O que fez em 12 anos de governo em São Paulo?" Para Braga, os tucanos nada fizeram pela segurança pública estadual. "Nem tomar conta da Febem eles tomaram", finalizou.

Balanço positivo

"Em reunião realizada há duas semanas, a direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou uma resolução cujo conteúdo principal é fazer um balanço positivo do governo do presidente Lula", afirmou Nivaldo Santana (PCdoB). Para o deputado, é positivo vivermos num ambiente democrático, em que se abre espaço para a atuação da sociedade civil organizada. Santana elogiou a política externa praticada por Lula, "que busca fortalecer a América do Sul e ampliar nossas parcerias comerciais". Citou dados de progresso na área social por meio do Bolsa Família: "Dez milhões de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza recebem o benefício. O começo do governo do PT foi difícil, já que encontrou um país em fase pré-falimentar, com alto endividamento e inflação. Mas Lula conseguiu dar estabilidade básica à economia, beneficiando os trabalhadores. Não é à toa que os sindicalistas sempre o apoiaram. É pelo conjunto dessas medidas que cresce a cada dia o apoio ao seu governo".

alesp