SP-101 ganhará cinco passarelas e barreira central


09/09/2008 14:53

Compartilhar:


A rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), que liga Campinas a Capivari, vai receber cinco passarelas e barreira de concreto no canteiro central, antes mesmo da concessão anunciada pelo governo do Estado. A obra é defendida pela deputada Ana Perugini (PT), porque a via é considerada uma das mais perigosas da região.

Em reunião na Divisão Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-01), em Campinas, a deputada, acompanhada de um representante do movimento popular A Vida Pede Passagem, tomou conhecimento das medidas administrativas adotadas pelo Estado. A informação das melhorias na SP-101 foi confirmada pelo diretor regional Cleiton Luiz de Souza. Desde março de 2007, quando assumiu o mandato na Assembléia Legislativa, Ana Perugini participou de mobilizações ao longo da via e de reuniões na Secretaria de Estado dos Transportes, defendendo ações que contribuíssem para a segurança de motoristas e pedestres.

Na avaliação da parlamentar, a rodovia passou a ter o perfil de uma avenida, tendo em vista o número de lombadas. A substituição da barreira de alambrado, hoje existente, pela de concreto dificultará a travessia fora dos pontos com passarelas. "As passarelas são equipamentos importantes e a barreira de concreto fará com que as pessoas sejam obrigadas a buscá-las para a travessia. É preciso dar opções para os pedestres", analisa Ana. Dados do DER-01 apontam que, de janeiro a agosto deste ano, 12 pessoas morreram em acidentes na SP-101, quatro delas atropeladas.

De acordo com o edital de licitação, a barreira de concreto no canteiro central será instalada do km 0 até o km 11,5 (exatamente o trecho já duplicado da via, entre Campinas e Hortolândia). As passarelas serão construídas nos quilômetros 6 + 100m, 7 + 100m, 7+ 700m, 9 + 100m e 11 + 300m. A previsão é de que as obras comecem em novembro. O nome da empresa responsável pela execução do trabalho será conhecido no dia 19 de setembro.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp