Da Tribuna


06/03/2012 19:00

Compartilhar:


Polícia



Olimpio Gomes (PDT) lamentou o a morte do sargento PM Custódio, da Força Tática do 43° Batalhão, na zona norte de São Paulo. O policial foi assassinado no domingo a noite, saindo da casa de sua namorada. Olimpio Gomes foi ao enterro do sargento, no cemitério Parque dos Pinheiros. Um dia antes, no sábado 3/3, sargento reformado Brunner fora vítima de latrocínio.

(GN)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) criticou carta enviada pela Secretaria da Educação aos professores das escolas públicas desqualificando sua luta pelo cumprimento da lei federal que estipula jornada e piso salarial. "A carta é patética, pois tece elogios ao falso reajuste salarial, parcelado em quatro anos. Os professores ganham uma miséria", disse. Para Giannazi, "sem o cumprimento da lei, não há como oferecer qualidade de ensino". (GN)



Santas casas



Como membro da Frente Parlamentar das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos, Jooji Hato (PMDB) falou sobre a situação de falência em que se encontram essas instituições. "Se as santas casas fecharem, será um colapso total", disse. Para Hato, um dos principais fatores da falta de recursos é a violência, que desvia os investimentos para o atendimento de emergência a vítimas de crimes. (GN)



PEC 300



Olimpio Gomes (PDT) anunciou a presença em plenário do tenente Clóvis, que, segundo ele, foi o idealizador da PEC 300. O deputado cumprimentou a Mesa Diretora e os responsáveis pela elaboração do Diário da Assembleia pela publicação de reportagem sobre o funcionário da Casa Antônio Sérgio Ribeiro. Olimpio informou que Serginho, como é chamado o funcionário, é consultor de escritores como Fernando Morais e Jô Soares. "Para mim é uma grande satisfação perceber a sensibilidade da Casa em homenagear seus servidores", comentou. (IR)



Casa-abrigo



Ed Thomas (PSB) lamentou o veto ao Projeto de Lei 238/2010, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a instituir na 10ª Região Administrativa do Estado casa-abrigo destinada à proteção de mulheres e filhos vítimas de violência doméstica. "São muitas as mulheres que sofreram violência doméstica e correm risco de morte e precisam estar numa casa-abrigo, protegidas, e o projeto foi vetado", comentou. O parlamentar disse que continua trabalhando pela propositura. "O que eu gostaria realmente é que o problema dessas mães e crianças fosse solucionado", colocou. (IR)



Mercúrio



Marcos Martins (PT) falou sobre reportagem publicada no Diário Oficial, que trata do Projeto de Lei 769/2011, de sua autoria, que visa proibir a fabricação, comercialização, uso e armazenamento dos instrumentos de medição que contenham mercúrio. O parlamentar informou que o componente pode matar pessoas de intoxicação ou causar problemas sérios à saúde. Marcos Martins disse que quando um termômetro quebra, facilmente as pessoas são contaminadas. "Esse é mais um projeto em que estamos trabalhando". (IR)



Aglomerado de Piracicaba



Roberto Morais (PPS) informou que será instituído mais um aglomerado urbano no Estado, o de Piracicaba. O deputado informou ter recebido a confirmação de que, nesta quarta-feira, às 10h, o governador visita a cidade para anunciar obras e assinar mensagem que será enviada à Casa. Segundo Roberto Morais, o projeto será votado ainda neste semestre. "Esse é mais um passo importante. Já estamos vendo o desenvolvimento que ele trará à região", comentou. (IR)



AME de Mogi das Cruzes



Luiz Carlos Gondim (PPS) informou que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes já está em funcionamento. O deputado disse que o ambulatório começou em um ritmo de 1.200 consultas por mês, mas atingirá o limite programado de 10 mil consultas mensais. Gondim agradeceu a iniciativa ao governador Geraldo Alckmin: "A população de Mogi das Cruzes está muito agradecida". (IR)



Garupa



"Não podemos aceitar esse grau de violência. Todo dia acontece um caso pior que o outro", disse Jooji Hato (PMDB). O deputado comentou matéria do Jornal da Tarde sobre um acidente envolvendo um carro e uma moto e defendeu a derrubada do veto ao PL 485/2011, de sua autoria, que proíbe o trânsito de motos com garupa. "A nossa missão é proteger vidas. São famílias destruídas por causa dos garupas das motos", declarou. O parlamentar finalizou pedindo o apoio dos colegas para que o veto seja derrubado. (DA)



Segurança e transporte



José Zico Prado (PT) falou sobre o veto do governador ao PL 253/2005, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com universidades privadas para a concessão de bolsas de estudo parciais aos servidores da área da segurança pública em cursos superiores. "Vou lutar para que o veto seja derrubado", disse. O deputado comentou, também, sobre a atual situação do corredor de ônibus ABD (São Mateus"Jabaquara). Segundo o parlamentar, é cobrada taxa dos usuários que fazem a integração no terminal São Matheus. "Precisamos lutar pela integração intermunicipal", disse. (DA)



Transporte



"Era uma pessoa extraordinária e eu tive a oportunidade de conviver com ele", disse Ary Fossen (PSDB) ao falar sobre José Candido (PT), que faleceu no dia 12/2. O deputado defendeu a implantação do expresso São Paulo-Jundiaí. Segundo ele, o expresso irá beneficiar de 20 mil a 30 mil pessoas e aliviar o trânsito na rodovia Anhanguera. Ainda sobre a questão do transporte, o parlamentar defendeu que se invista em saúde, transporte e segurança. "Copa do Mundo, Olimpíada, trem bala, tudo isso é secundário diante dos problemas do país", disse. (DA)

alesp