Deputado Gonzaga participa de reunião que propõe incremento da produção de batatas no Sudoeste paulista

(Com foto)
19/06/2000 09:10

Compartilhar:


Aumentar e modernizar a produção de batatas no Sudoeste paulista é o principal objetivo do projeto Sustentabilidade e Modernização da Cadeia Produtiva da Batata da Região Sudoeste do Estado de São Paulo. O projeto, desenvolvido pela Associação de Bataticultores do Sudoeste Paulista (Abasp), foi apresentado ao secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, João Carlos Meirelles, no dia 8/6, na sede da secretaria, durante reunião da qual participaram o deputado Luiz Gonzaga Vieira (PDT) e os representantes da Abasp José Antônio Furtado, Emílio Kenji Okamura e Kazuo Hoshimo.

Durante a reunião, Meirelles recebeu toda a documentação da Abasp e suas prioridades com o projeto. Estão entre os objetivos da associação o desenvolvimento tecnológico da produção de batata e o aumento de seu consumo, a industrialização, a modernização da comercialização, a melhoria do meio ambiente, a profissionalização dos produtores, além do ensino e pesquisa sobre o produto e construção de uma sede para a entidade.

O projeto deverá ser desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comunidades acadêmicas como a Esalq-USP, Unesp, Sebrae, CNPq, Finep, Fapesp e Unicamp, além de empresas do setor privado.

Para a direção da Abasp, os benefícios econômicos e sociais da cadeia produtiva da batata serão sentidos por toda a população consumidora do Sudoeste paulista.

A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo. Sua cultura gera valor bruto de produção superior a 800 milhões de reais. Ela é um dos dez produtos agrícolas mais importantes do país e o Estado de São Paulo é seu maior consumidor.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp