Obesidade mórbida pode ter atendimento especial em São Paulo


12/02/2001 18:04

Compartilhar:


Encontra-se em tramitação na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei 628/2000, do deputado Márcio Araújo (PL), determinando que os hospitais da rede pública estadual que possuam serviço de cirurgia geral e digestiva com retaguarda de UTI sejam obrigados a realizar cirurgia de estômago para portadores de obesidade mórbida.

Segundo o projeto, os pacientes deverão submeter-se à avaliação médica diagnosticada por cirurgião, endocrinologista e um psicólogo ou psiquiatra, além de outros especialistas nos casos de doenças associadas.

A cirurgia, denominada gastroplastia vertical com anel de contenção e gastroenteroanastomose em Y de Roux com enteroenteroanastomose, tem a aprovação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, devendo ser realizada apenas por médicos credenciados.

Para Márcio Araújo, a medida é absolutamente necessária, porque a obesidade mórbida tem causado a morte de um número muito grande de pessoas e é uma doença grave, da qual decorrem seqüelas fatais como infarto do miocárdio, problemas pulmonares e diabetes, perdendo apenas para o fumo como propulsora de doenças e mortes prematuras.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Márcio Araújo - 3886-6944/6950)

alesp