Parlamentar reitera pedido de informações sobre Cadeia Feminina de Votorantim


22/06/2005 10:19

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

O deputado Hamilton Pereira (PT) solicitou, na manhã desta terça-feira, 21/6, aos secretários estaduais de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, que sejam respondidos os requerimentos de informações relativos à Cadeia Feminina de Votorantim, encaminhados através de seu gabinete em 10/5.

O parlamentar, que esteve na unidade penitenciária na manhã de segunda-feira, 20/6, conversou com o delegado titular do município, Abel Leopoldo Martin de Oliveira, que informou a fuga de 42 presas. "Desde 2003, quando visitamos a Cadeia Feminina de Votorantim pela primeira vez, o número de presas alojados naquela unidade já era três vezes maior que sua capacidade", afirmou Hamilton Pereira. "Diversas audiências foram realizadas, mas a situação pede que sejam tomadas medidas urgentes", completou o parlamentar.

Entre as informações requeridas por Pereira estão a reforma do prédio da cadeia e a construção de um Centro de Ressocialização (CR) feminino no município, conforme compromisso assumido pelo secretário de Administração Penitenciária, em junho de 2004.

"Já havíamos alertado o Governo do Estado de que não se trata apenas do sofrimento das mulheres que vivem na cadeia em condições desumanas, o que já é um absurdo, mas também da segurança da própria população, que hoje vive ao lado de uma bomba relógio prestes a explodir", desabafa o deputado.

Outros questionamentos

O parlamentar, que participou em dezembro passado de uma audiência com Nagashi Furukawa, lembra que o prefeito de Votorantim, Jair Cassola, e o vice, Carlos Augusto Pivetta, dispuseram um terreno da prefeitura para a construção do CR. Nesse sentido, o deputado quer saber se existe previsão no orçamento deste ano para a realização da obra e quais as exigências da secretaria quanto ao tamanho e condições da área para construção do CR e se a construção do centro constará da peça orçamentária para 2006.

Entre as emendas apresentadas pelo parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para 2006, está incluída a que prioriza a construção de um CR feminino em Votorantim.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp