Emenda à LDO visa recursos para hotel-escola em Santos


18/05/2005 17:16

Compartilhar:


Visando implantação de um hotel-escola em Santos, com condições de especializar a mão-de-obra no setor turístico e beneficiar a Baixada Santista, o deputado Marcelo Bueno (PTB) apresentou emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2006 solicitando recursos para que o Estado possa investir na instalação da unidade e em outros centros paulistas de qualificação profissional.

A unidade tem sido idealizada para ocupar as instalações do Instituto Escolástica Rosa, onde atualmente funcionam os cursos técnicos paulistas geridos pelo Centro Paula Souza. O diretor do Instituto, Pedro de Oliveira Barros, participou de encontro com o deputado sobre essa questão.

A professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, recomendou ao deputado a formação de uma comissão para deliberar o assunto e se comprometeu a participar da primeira reunião do grupo, que será realizada no próximo mês.

A comissão será formada por representantes da Prefeitura de Santos, da Santa Casa (proprietária do imóvel ocupado pelo Escolástica Rosa), por integrantes do instituto e da escola Aristóteles Ferreira; por membros do governo do Estado, principalmente da Secretaria de Ciência e Tecnologia; integrantes do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Baixada Santista, do setor privado e da Assembléia Legislativa de São Paulo.

"O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles, também será convidado a participar do encontro, onde será traçado um cronograma de ações, com prazos a serem cumpridos. Uma das iniciativas será verificar o perfil do profissional do setor turístico mais carente em toda a Baixada Santista e organizar os cursos que atendam a essa necessidade", disse o parlamentar.

Em janeiro passado, Marcelo Bueno apresentou a idéia ao prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, que deu a sugestão de que a unidade fosse implantada no prédio do Instituto Escolástica Rosa. Já em fevereiro, ambos apresentaram a idéia ao governador Geraldo Alckmin, que manifestou-se favorável ao assunto.

A partir disso o parlamentar e a secretária municipal de Turismo de Santos organizaram um cronograma de ações visando acelerar o processo de instalação do hotel-escola. Primeiramente, foram conhecer o local, onde atualmente funcionam cursos técnicos paulistas. Depois foram visitar o laboratório que já funciona em Itu. Em seguida, apresentaram a idéia à professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza.

"Estamos trilhando todo o caminho para que nenhum problema torne o projeto inviável", concluiu Bueno.



mbueno@al.sp.gov.br

alesp