Deputada defende ações para fortalecer turismo no Estado


10/02/2005 16:32

Compartilhar:


Da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) trabalha para que o Governo do Estado crie linhas de crédito específicas para a abertura ou reestruturação de empresas do setor turístico. A parlamentar também defende que seja instalado na Capital um escritório de promoção e marketing do Litoral e Interior, para divulgar as cidades e seus atrativos turísticos, receber contatos e fazer reservas.

Segundo a deputada, o país vive um momento de retomada da economia e o fortalecimento do turismo deverá ser uma conseqüência natural. "É um ciclo positivo, porque a indústria do turismo é grande geradora de emprego, renda e desenvolvimento", enfatiza. "É fundamental que os agentes da atividade turística tenham crédito para implementar seus negócios e se manterem competitivos".

Em Indicação protocolada na Assembléia Legislativa, Prandi sugere que as linhas especiais de crédito para o setor sejam criadas por meio da Nossa Caixa. "Defendo que a instituição funcione como instrumento fomentador, oferecendo a possibilidade de instalação de novos negócios ou de incremento daqueles que já existem", explica.

A parlamentar lembra que atividades ligadas ao turismo abrangem desde o hotel de grande porte até o ambulante que vende água de coco. "Sabe-se que mais de 52 setores compõem o cenário do turismo, devendo ser estimulados e ajudados a fomentar seus negócios", diz a parlamentar. Prandi cita o exemplo positivo da Espanha, que em uma década conseguiu triplicar o seu fluxo de turistas e elevar de 4% para 16% a participação do setor no PIB.

"Turismo bem trabalhado dá retorno", enfatiza, destacando que no Brasil há mais de 150 mil estabelecimentos atuando na área, com a geração de mais de 1 milhão e 300 mil empregos. Só no setor de alimentação, são mais de 600 mil postos de trabalho.

Promoção e marketing

Os moradores da cidade de São Paulo são os brasileiros que mais viajam, seguindo-se os moradores do Interior do Estado. Com base nestas constatações, a deputada randi está defendendo a instalação de um Escritório de Promoção e Marketing do Litoral e Interior, na Capital.

"O Governo do Estado deve cumprir o papel de fomentar o desenvolvimento. Com investimento relativamente baixo, é possível montar o escritório", enfatiza a deputada. No local, seriam disponibilizadas informações sobre atrativos turísticos das cidades, rede hoteleira, festas, melhor época para visitar e outros diferenciais. Por meio do escritório, também poderiam ser feitas reservas de estadias. Além disso, o escritório poderia expor produtos típicos.

"O importante é que o espaço se constitua em um núcleo fomentador do turismo", afirma Prandi. A parlamentar exemplifica dizendo que, nas temporadas de verão, as cidades do Litoral recebem imenso contingente de turistas. "Com um trabalho sistemático de marketing e promoção, o afluxo turístico poderá se manter mais uniforme, sem a acentuada característica cíclica que se verifica hoje", conclui a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp