Proposta comissão para tratar de ações por escritório da Petrobrás


08/09/2005 13:13

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) continua trabalhando para que a Petrobrás instale um escritório regional de negócios em Santos. Ele apresentou requerimento para que a Assembléia Legislativa crie uma Comissão de Representação para acompanhar as iniciativas da empresa nesse sentido. O requerimento de Figueira tem de ser aprovado em plenário.

"A Petrobrás está muito próxima de decidir a instalação do escritório regional de negócios na cidade de Santos. A informação é do próprio presidente da empresa, o economista José Sérgio Gabrielli de Azevedo, feita na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no último dia 28/8", disse o deputado.

Ele lembra que parte dos recursos previstos será aplicada em uma unidade de propileno e na construção de uma usina térmica em Cubatão. O valor dos impostos repassados das atividades da Petrobrás para o Estado, por sua vez, saltará dos R$ 4,1 milhões em 2004 para R$ 7,3 bilhões em 2010.

Os esforços de Figueira para a instalação do escritório Petrobrás em Santos já uniram a prefeitura daquele município e a Fiesp. No dia 18 foi firmado, na sede da federação, compromisso de atuação conjunta em prol da iniciativa. Oito dias depois, também na Fiesp, o deputado voltou a defender o pedido, por ocasião do debate sobre o Projeto de Lei 226/2005, do Senado Federal, que trata do gás natural no Brasil. "A bacia de Santos tem enorme reserva de gás natural. Recentemente visitei o poço de Merluza e vi que até o lixo produzido no local é levado de helicóptero para Itajaí, em Santa Catarina, onde há um escritório da Petrobrás", disse o parlamentar.

Por fim, ele falou pessoalmente sobre o pedido com o presidente da Petrobrás, quando Gaabrielli esteve na Fiesp para apresentar o plano de negócios da empresa. "Sem bairrismo, mas levando em conta a importância econômica, o escritório de negócios da Petrobrás é fundamental para a Região. Também é importante para a empresa do ponto de vista de suas operações na bBacia de Santos", defendeu Figueira, ao lado do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp