Brigadas de prevenção e combate à dengue


18/06/2008 11:18

Compartilhar:


Os deputados da Comissão de Saúde e Higiene aprovaram nesta terça-feira, 17/6, em caráter conclusivo, a Moção 23/2008 de autoria do 2º vice-presidente da Casa, Luiz Carlos Gondim (PPS), que pede ao presidente da República, ao Ministério da Saúde, à Fundação Nacional de Saúde e à Anvisa (Agência Nacional de Saúde Sanitária) a criação das brigadas de combate e prevenção à dengue.

Gondim apresentou ao Estado a proposta de criar brigadas especiais nos municípios, capacitando agentes multiplicadores no combate à dengue. Para o deputado, a medida inibiria a expansão da doença e também serviria como fonte de renda aos agentes, que receberiam uma bolsa-auxílio caso atendessem a alguns requisitos, entre eles, estar desempregado há um ano e ter idade entre 30 e 50 anos.

Segundo Gondim, as brigadas funcionariam nos moldes das frentes de trabalho, hoje em prática na Baixada Santista e na Região Metropolitana de São Paulo. Araraquara, no interior de São Paulo, sofre com a epidemia da doença, com 692 casos registrados desde o começo do ano. Em 2007, a cidade registrou 305 casos durante todo o ano. O Ministério da Saúde define epidemia a partir do momento em que são registrados 300 casos a cada 100 mil habitantes. "Araraquara possui 200 mil habitantes; os números exigem atenção por parte de todas as autoridades na erradicação da doença, que poderá se proliferar caso medidas não sejam tomadas", concluiu Gondim.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp