Denúncia sobre cartel da laranja será tema de depoimento


23/04/2010 16:45

Compartilhar:


A deputada estadual Beth Sahão (PT) conseguiu a aprovação, pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente, de dois requerimentos. Num deles, Dino Tofini, ex-empresário do setor de suco de laranja, é convidado a dar esclarecimentos sobre denúncia de possível ação de cartel no setor da laranja. No outro, solicita informações ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o assunto.

Beth quer que Tofini esclareça todas as denúncias feitas pelo ex-empresário do setor, em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, de 15/3. Sob o título "Ex-fabricante de suco revela ação de cartel", a reportagem traz detalhes apresentados pelo ex-empresário de como surgiu e como operava o cartel da indústria de suco de laranja do qual participou e ajudou a montar no início da década de 90.

Ex-dono da CTM Citrus, Tofini afirmava na matéria que ganhou muito dinheiro com a combinação de preços para a compra da laranja e também para a venda do suco no mercado internacional. "Os pequenos e médios produtores têm sofrido demais com as imposições dos empresários. Queremos com esse depoimento esclarecer a situação e encontrar alternativas para o setor", afirma a deputada.

Segundo Beth, o que se vê hoje também é o estabelecimento de um preço padrão da caixa de laranja, o que prejudica toda a cadeia produtiva. "Muitas vezes, um coletor não chega a ganhar um salário mínimo. Essas ações acabam por desestimular uma cultura mais diversificada em nosso Estado, pois, o produtor não consegue nem cobrir os custos da produção", lamenta.



bsahao@al.sp.gov.br

alesp