Aprovada criação de CPI sobre lixão de Itaquaquecetuba


04/07/2011 11:23

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o desmoronamento, ocorrido em 25 de abril deste ano, de 450 mil toneladas de lixo do aterro Pajoan, em Itaquaquecetuba. O acidente também provocou a mortandade de milhares de peixes e a contaminação das águas do córrego Taboãozinho, afluente do rio Parateí.

O deputado Alencar Santana (PT), juntamente com os parlamentares José Candido e Luiz Moura, também do PT, vem acompanhando e cobrando das autoridades uma solução para o lixão daquela cidade. "É para evitar acidentes como esse que defendo a criação de uma política de resíduos ambientalmente correta, em que o lixo seja reaproveitado como fonte de geração de energia", disse Alencar.

Para que a instalação da CPI fosse viabilizada, o PT contou com o apoio do presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputado Beto Trícoli (PV), que recolheu assinaturas da bancada do Partido Verde. Assinaram ainda pela instalação da comissão Heroilma Soares (PTB), André do Prado (PR) e Luiz Carlos Gondim (PPS), membros da Frente Parlamentar do Alto Tietê.

A CPI, composta por nove membros, terá 120 dias para investigar as causas e apurar as responsabilidades pelo desmoronamento. O aterro Pajoan, da empreiteira Pajoan Ltda., recebia resíduos sólidos urbanos de nove cidades. Antes do acidente, já havia recebido 87 autuações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). (mlf)



alencarsantana@al.sp.gov.br

alesp