Prandi comemora decisão da AGEM de elaborar Sistema Cartográfico e Plano de Desenvolvimento


26/06/2000 15:24

Compartilhar:


A Baixada Santista passará a dispor de um Sistema Cartográfico atualizado e será objeto de um Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado, como condições para o planejamento de políticas públicas que levem ao desenvolvimento sócio-econômico da região. As duas providências, apresentadas pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT) na forma de emendas ao Orçamento do Estado para este ano, foram incorporadas às prioridades da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), fato que a parlamentar considera uma vitória política.

As propostas de definição do Plano de Desenvolvimento Integrado e de implantação do Sistema Cartográfico estão contidas na Deliberação 10/2000 do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), datada de 30 de maio. A mesma deliberação inclui outra diretriz, que é a implantação e a execução do Banco de Dados da Região Metropolitana, que terá a função de "cadastro multifinalitário".

Maria Lúcia Prandi considera estratégica a elaboração do Sistema Cartográfico da Região Metropolitana, que deve servir para subsidiar estudos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. "Será também um instrumento importante para os municípios na tomada de decisões conjuntas", defende, enfatizando que a região precisa dispor de informações estatísticas atualizadas, envolvendo especificações físico-territoriais, demográficas, econômicas, ambientais, urbanísticas, entre outras indispensáveis ao trabalho do administrador público.

Quanto ao Plano Diretor, Prandi afirma que é fundamental a existência de uma proposta de desenvolvimento integrado. Na opinião da parlamentar, o Plano deve incluir a análise detalhada das questões econômicas da região e de seus potenciais, "devendo estabelecer estratégia global, clara e direta para o desenvolvimento econômico, apontando prioridades e as diretrizes gerais a serem adotadas".

Ainda de acordo com Prandi, o Plano Diretor deve conter planos diretores setoriais, que ofereçam soluções para problemas e aponte diretrizes. Para Maria Lúcia Prandi, a região está atrasada nas ações para obter conquistas conjuntas. "Nossa Região Metropolitana foi criada em julho de 1996. Que avanços concretos foram obtidos até agora?", questiona, na expectativa de que os estudos e propostas se concretizem como avanços em necessidades e lutas comuns.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp