Deputado pede providências em benefício de produtores

O cultivo de cítricos em viveiros prejudicaria pequenos e médios produtores
18/10/2001 10:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Com a presença do Secretário da Agricultura e Abastecimento, Dr. João Carlos de Souza Meirelles, reuniu-se na última terça-feira, dia 16 de outubro, o colégio de líderes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O deputado Aldo Demarchi participou da reunião, oportunidade em que solicitou ao Secretário providências a fim de que os pequenos e médios produtores do interior do Estado não sejam prejudicados em razão de duas portarias recentemente publicadas no Diário Oficial.

De acordo com as novas normas, os produtores serão obrigados a cultivar mudas cítricas em estufas ou "viveiros", para evitar a disseminação de pragas, em especial da Clorose Variegada dos Citros - CVC. "A maioria dos produtores da região é de pequeno e médio porte e muitos sobrevivem do cultivo e comércio de mudas cítricas. No município de Limeira, por exemplo, são produzidas cerca de 5 milhões de mudas ao ano, gerando, direta e indiretamente, 20 mil empregos", justifica Demarchi.

O secretário, sensível ao problema, afirmou que haverá prazo considerável para que os produtores promovam adaptações e não sejam prejudicados. Meirelles participará da reunião da Comissão de Agricultura a ser realizada no próximo dia 24, às 14h, na Assembléia Legislativa, ocasião em que a obrigatoriedade do cultivo de mudas de laranja em viveiros será um dos temas da pauta.

alesp