Instituição de saúde de Bauru poderá ser declarada de utilidade pública estadual


28/04/2006 09:07

Compartilhar:


O Instituto Bauru de Saúde (IBS) pode ser declarado de utilidade pública estadual, caso seja aprovado o Projeto de Lei 174/06, apresentado pelo deputado Pedro Tobias (PSDB).

Fundado em 6/3/2003, em Bauru, o IBS "busca contribuir para o bem-estar de seus usuários, atuando nas áreas da saúde e do desenvolvimento social, com a promoção, prevenção e recuperação da saúde dos mesmos", destaca o deputado.

Segundo Tobias, o instituto desenvolve dois programas. O "Provelta" tem como foco a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer da próstata. Uma equipe se desloca pela cidade realizando palestras, exames de detecção e tratamento do mal. O trabalho, destinado a homens com mais de 40 anos, atende a indicadores sociais da Secretaria municipal do Bem-Estar Social e solicitações de instituições. A doença é, atualmente, a neoplasia que ocupa o segundo lugar de causa mortis no Brasil.

Na área de assistência social, o programa "Construindo Caminhos" é desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário, por meio do Conselho da Comunidade. "Ele se volta à identificação social e assistência a famílias de reeducandos, como também à realização de cursos para potencialização, visando a inserção no mercado de trabalho", explica o parlamentar.

Além disso, Tobias salienta que o IBS realiza visitas domiciliares, atendimento e acompanhamento de casos. A entidade elabora, ainda, o "Projeto Mulher", com o objetivo de desenvolver a potencialidade da mulher dentro do ambiente familiar, buscando melhor qualidade de vida e na edificação social.

O Instituto Bauru de Saúde tem como proposta contratar ou terceirizar serviços profissionais na área da saúde, bem como firmar convênios com órgãos públicos e privados, visando gerar recursos para o desenvolvimento de suas atividades. "A concessão de utilidade pública estadual para o IBS é muito justa, diante do grande alcance social do trabalho realizado pela instituição nos últimos três anos", defende Tobias.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp