Campus da Unicamp em Limeira poderá contar com suplementação orçamentária


28/05/2007 21:44

Compartilhar:


A implantação do campus da Unicamp no município de Limeira está em fase de finalização. Após apresentar publicamente a proposta para instalação do referido campus, houve aprovação do Conselho Deliberativo Universitário (Consu), órgão deliberativo máximo da Universidade. A cidade já conta com a existência do Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET) e o Colégio Técnico de Limeira (COTIL).

Vislumbrando a necessidade de aporte financeiro para Unicamp, o deputado estadual Otoniel Lima, líder da bancada do PR na Assembléia Legislativa de São Paulo, apresentou emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2008 privilegiando a universidade.

A proposição promove a continuidade ao programa de expansão do ensino superior público em parceria com as universidades Estaduais, justamente através da instalação desse campus. A proposta, ainda, prevê suplementação orçamentária para as despesas administrativas, com recursos adicionais ao percentual definido na lei, no valor correspondente a 0,05% da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Em sua justificativa, o parlamentar alega que, de acordo com a reitoria da Unicamp, os recursos necessários para a construção do campus e contratação de professores e servidores, cerca de R$20 milhões, equivale a essa porcentagem apresentada.

No que concerne à definição dos dezoito cursos que serão disponibilizados, a proposta inclui a separação dos mesmos em cinco áreas: engenharia, administração-gestão, ciências, arte, cultura e patrimônio e saúde. Esse projeto pedagógico enfatizará a interdisciplinariedade e as atividades que serão desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão, serão colocados a serviço da cultura e da integração social da região. Ademais, três cursos serão inéditos no país: o de engenharia de manufatura, o de restauro de conservação e o de design industrial.

"Há previsão de que até 2010 a universidade atinja a marca de mil vagas, com cerca de doze cursos em funcionamento, o equivalente a um terço das vagas oferecidas atualmente", comentou o parlamentar.

Outrossim, a Unicamp abrirá concurso público para a contratação de 150 professores técnico-administrativos.

olima@al.sp.gov.br

alesp