Goiás deve aprovar fundo de cultura semelhante ao proposto por deputado paulista


14/04/2004 17:07

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vicente Cândido

O deputado Vicente Cândido (PT) esteve na segunda-feira, 12/4, na Assembléia Legislativa de Goiás, participando de audiência pública sobre criação do Fundo Estadual de Cultura naquele Estado. Ele foi convidado pelos próprios parlamentares, que queriam conhecer melhor a proposta de sua autoria, junto com entidades artísticas, de criação do Fundo de Arte e Cultura do Estado de São Paulo, no qual o deputado Fábio Tokarski (PCdoB) se baseou para redigir sua proposta para o Estado de Goiás.

O governador Marconi Perilo (PSDB) é favorável à proposta de Tokarski, que prevê dotação orçamentária de 1% das Receitas Correntes Líquidas, para fomento à arte e cultura goiana. Em moeda corrente, significa atualmente um montante de R$ 28 milhões/ano, o que representa 1% do orçamento global do Estado.

A proposta de Vicente Cândido para o Fundo em São Paulo - R$ 100 milhões/ano - representa em torno de 0,15 % do orçamento do Estado.

Além de parlamentares de todos os partidos, estiveram na audiência o presidente da Agência Goiana de Cultura (equivalente a Secretário de Cultura) Nars Nagib Sayad Schaul, o superintendente-executivo da Secretaria de Planejamento, Humberto Tannus, e o representante do Ministério da Cultura, Manoel Rangel.

Como não enfrenta resistência do governador, o projeto deve ser votado ainda neste semestre, segundo a assessoria do deputado Fábio Tokarski.

vcandido@al.sp.gov.br

alesp