Secretaria da Saúde receberá projeto para Centro de Acolhimento


13/04/2004 19:26

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, será recebido nesta quarta-feira, 14/4, pelo secretário estadual da Saúde, José Roberto Barradas Barata. O parlamentar estará acompanhado do Padre Camilo João Munaro, da Paróquia de São Lucas, de Sorocaba. O objetivo do encontro é apresentar ao secretário o projeto de construção e propostas visando ao estabelecimento de parcerias entre o Estado e a paróquia para viabilizar a instalação de um Centro de Acolhimento nas imediações do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

O centro terá a função de oferecer aos usuários do CHS, principalmente àqueles oriundos de outros municípios da região, um local digno de espera para ser atendido ou para aguardar o horário de retorno ao seu município de origem.

Horários diferentes

Explica o deputado Crespo que parte considerável dos pacientes atendidos no CHS vem de cidades da região em ônibus ou veículos disponibilizados pelas prefeituras. Esses veículos normalmente transportam um grupo grande de pessoas para receber atendimento em horários diferentes. Uma pessoa que receba atendimento logo na primeira hora da manhã vai precisar aguardar até que a última pessoa de seu grupo receba atendimento para que só então possa retornar ao seu município de origem.

"O que nós pretendemos é viabilizar a celebração de um convênio entre o Estado e a Paróquia de São Lucas, visando à construção de um Centro de Acolhimento, onde essas pessoas possam dispor de um local adequado para fazer uma refeição, usar um sanitário ou mesmo aguardar o horário de atendimento no CHS ou de retorno às suas cidades, com um mínimo de conforto", destaca o deputado, acrescentando que, hoje, na medida de suas limitações, a Paróquia de São Lucas já oferece alguma assistência a essas pessoas.

Projeto

O projeto de construção do Centro de Acolhimento que será apresentado ao secretário da Saúde - desenvolvido por voluntários da comunidade da Paróquia de São Lucas -, prevê a construção de um prédio em três pavimentos, dotado de um salão de recepção e permanência dos pacientes, sanitários masculinos e femininos, dormitórios coletivos masculino e feminino (para pernoite de pacientes que precisem de nova consulta ou exames no dia seguinte), refeitório, etc.

"Vamos levar uma demanda ao secretário Barradas, mas também o encaminhamento que entendemos como o melhor, que seria o estabelecimento de uma parceria, através da celebração de convênios com a Paróquia de São Lucas. Um para garantir a manutenção do atendimento que hoje já é oferecido pela Paróquia e outro visando a construção de instalações adequadas para abrigar o Centro de Acolhimento", destacou o deputado Crespo.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp